Comemoração

A ANDA completa hoje 11 anos defendendo os direitos animais

O portal da Agência de Notícias de Direitos Animais foi pioneiro no jornalismo animalista e estimulou uma revolução na forma de ver e retratar todos os seres vivos 

Foto Huoadg/Pixabay

São 11 anos de história com a missão de trazer à tona a situação dos animais no Brasil e no mundo visando mudanças que levem as pessoas a tratarem com respeito e igualdade todos os seres vivos. A celebração do décimo primeiro aniversário da Agência de Notícias de Direitos Animais (ANDA) teve início no dia 04 de outubro, Dia Mundial dos Animais, com o lançamento do Global ANDA, a versão em inglês do portal que publica notícias sobre as questões animais e ambientais do Brasil.

A ANDA é abolicionista porque entende que o planeta Terra não pertence aos humanos, mas sim a todas as espécies que nele habitam, com igual direito a uma vida livre, onde cada animal possa fazer suas próprias escolhas.

Foto David Mark/Pixabay

Foi com essa proposta pioneira dentro do jornalismo que o portal nasceu e que vem, ao longo dos anos, motivando toda a mídia no sentido de abrir cada vez mais espaço para notícias que envolvam os animais, sejam casos de maus-tratos ou inspiradores. Se hoje há tantas reportagens sobre animais em jornais, revistas, rádios, TVs e portais no Brasil isso se deve, em grande parte, ao esforço da ANDA em mostrar que os animais são seres sencientes e sujeitos de direitos.

Foto Rudy and Peter Skitterians/Pixabay

A ANDA foi a primeira a divulgar e produzir um conteúdo 100% em defesa dos direitos animais abordando todo tipo de exploração, inclusive, a da indústria alimentícia. A ANDA se dedica ainda a iluminar histórias inspiradoras, que possam motivar as pessoas a ações mais éticas com relação aos animais.

Devido ao trabalho sério que realiza, a ANDA já foi convidada para eventos internacionais como o Animal Rights National Conference (Conferência Nacional de Direitos Animais) em Luxemburgo e o Animal Rights Academy, no Canadá.

Foto Nickbar/Pixabay

A fundadora do portal Silvana Andrade, jornalista com mais de 30 anos de experiência na imprensa brasileira, comenta: “A ANDA propõe uma linha editorial clara, nunca disfarçada de imparcial. Atuamos em favor dos direitos daqueles que não podem falar, com um ponto de vista abolicionista, que defende a libertação animal e o fim de qualquer arrogância humana de propriedade sobre os animais não humanos. É um trabalho corajoso e absolutamente profissional”.

Foto Brigipix/Pixabay

Cristina Palmer, advogada e membro da ONG Oito Vidas do Rio de Janeiro, acredita que a ANDA é fundamental para a conscientização dos direitos animais:  “Como profissional do Direito, posso dizer sem medo de errar que muitas ações danosas aos animais não teriam cessado sem sua valiosa cobertura e disseminação do ocorrido.  Muito obrigada à ANDA e equipe.  Que venham muito mais 11 anos.  Os animais precisam de voces!!!”.

Foto Yasemin Simit/Pixabay

Nesses anos todos, de fato, a ANDA colaborou para desfechos positivos em diversos casos envolvendo crimes de abuso e maus-tratos aos animais. A destacar a história da maior assassina de animais do país, Dalva Lina da Silva, que terminou condenada a 17 anos de prisão. A ANDA acompanhou o caso de perto mergulhando em detalhes e informando a população sobre cada passo da investigação até seu desfecho.

A histórica libertação de 150 beagles do Instituto Royal também foi amplamente divulgada pela ANDA, com 30 matérias publicadas apenas no dia do resgate dos cães. Outra libertação inédita no país e que teve amplo apoio e cobertura da ANDA foi a dos 14 cães usados como cobaias na Universidade Federal de Viçosa (MG). Pela primeira vez no Brasil cobaias foram libertadas por uma ação judicial.

Foto Csaba Nagy/Pixabay

Em 2018, a ANDA publicou diversas reportagens sobre a exportação de animais vivos, em navios que causaram extremo sofrimento aos bois durante semanas. Embora essa situação ainda não tenha sido resolvida, a ANDA mostrou à população essa antiga prática de exploração que até então era desconhecida tanto da sociedade quanto da mídia.

Foto Rene Hoegee/Pixabay

A ANDA também mostra o trabalho, as dificuldades e conquistas de diversas ONGs nacionais e estrangeiras.

Cintia Frattini, fundadora do Santuário Terra dos Bichos (que abriga cerca de 350 animais em SP, incluindo 65 porcos), diz: “Acredito que a ANDA seja o portal mais importante de notícias dentro do veganismo trazendo informação e a compreensão real do que significa o movimento no Brasil. A ANDA tem uma visão clara, límpida e absolutamente comprometida com a causa animal, o que proporciona tranquilidade para acreditarmos nas informações publicadas pelo portal devido à profundidade dos temas apresentados. A ANDA trouxe um diferencial muito grande ao noticiar o que acontece no mundo vegano e no não vegano. Pela credibilidade que a ANDA passa e pela humanidade em suas notícias, a gente fica muito feliz de ter uma agência que leva a todas as classes sociais verdade e consciência para as pessoas”.

Foto Yair Ventura Filho/Pixabay

Karina Somaggio, fundadora do Santuário Abraço Animal, focado principalmente no resgate de cavalos, parabeniza a equipe da ANDA: “É uma plataforma extremamente importante para o ativismo brasileiro, para a defesa dos animais e do meio ambiente. Vejo o portal muito importante também para que ativistas de outras partes do mundo saibam o que está acontecendo aqui. Por isso parabenizo toda a equipe da ANDA e que venham mais 11 anos de ativismo puro e de muita luta em favor dos animais. Muita luz e prosperidade para a Silvana e equipe”.

Foto Pete Linforth/Pixabay

A jornalista Eliana Miranda, protetora e ativista da causa animal diz: “A ANDA é simplesmente o melhor jornal eletrônico direcionado aos animais. Sempre focado no tema, atualizado e esclarecedor, graças ao trabalho impecável de profissionais dedicadas e conscientes, que também são engajadas na causa. Parabéns à ANDA pelos 11 anos e gratidão por fazer parte dessa luta!”.

Global ANDA

A ANDA agora é global: www.global.anda.jor.br.

Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

12 COMENTÁRIOS

  1. ANDA, obrigada em nome de todos os animais, não-humanos e humanos, pelo trabalho tão comprometido e competente. Parabéns de todo coração !!! Beijos e abraços bem apertados

  2. Gostaria de saber se a fundadora da Anda é voluntária ou fica com parte dos recursos doados para si. Se a Anda é uma empresa ou uma Ong. Obrigado.

  3. Parabéns à ANDA pelos 11 anos de trabalho impecável e de reconhecimento! Que venham muitos outros aniversários, seguindo nessa luta pelos direitos dos animais! Parabéns Silvana Andrade e Fátima ChuEcco!!!Em nome de todos os animais e de toda a natureza nós agradecemos

  4. Parabéns, todas as pessoas que se empenham no jornalismo sério e de excelência que informam de forma clara que muito nos ajuda a ajudar muitos animais . Em especial a Jornalista Silvana e Eliana Miranda ! Gratidão a todos ❤️Juntos somos mais fortes.

  5. a criança cresceu, onze anos se passaram. orgulho e admiração por esse lindo trabalho em nome de nossos mestres e companheiros neste planeta: os animais e toda a natureza senciente, imanente, afetiva. parabéns a toda a equipe que segue navegando sob sóis e tempestades abrindo caminhos e novos horizontes para que todas as espécies possam florescer.

  6. Simplesmente demais…a voz dos que não tem voz ..que trabalho maravilhoso…cada dia nossos mais matérias tvs jornais ..mostrem ajudemmmm nossos animais cada canto Brasil…RESPEITO…e a palavra.,..parabéns…a ANDA…com suas reportagens…mostrando animais a verdade…muito obrigadoooooooo casa um que faz acontecer….

  7. Eu não conhecia o jornal, mas já amei todo o trabalho de vcs !!! Que Deus abençoe vcs , que esse trabalho se estenda pelos 4 cantos da terra e que juntos possamos fazer mais por todo planeta, queria dizer algo a mais do que simplesmente Parabéns, vcs são geniais. Faria gosto de espalhar esse jornal por escrito aqui aonde moro que a falta de compaixão pelos animais, flora e fauna é tão grande . Espero 1 dia poder espalhar ele por aqui. Vcs são maravilhosos…ameiiiiiii!!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui