EnglishEspañolPortuguês

Abandono de animais é problema grave na Espanha

30 de junho de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Por Renata Takahashi (da Redação)

A Lei espanhola castiga com pena entre 1500 e 15 mil euros o abandono de animais, mas as famílias continuam se desfazendo de 145 mil animais a cada ano, de acordo com reportagem do portal Zoom News. A cada 3 minutos e meio um animal doméstico é abandonado na Espanha, que está no topo da lista de países europeus com maior taxa de abandono.

O verão é o período em que mais casos são registrados. Por isso, quando a estação se aproxima, protetores de animais intensificam suas atuações e centram esforços em conscientizar a sociedade, com vídeos criativos como este:

As protetoras afirmam que grande parte dos que abandonam seus animais no verão passam vários meses buscando uma oportunidade. O verão é apenas uma desculpa. Como motivos que levam ao abandono, há várias “justificativas”. Gravidez indesejada do animal, mudança de residência dos tutores, perda de interesse ou fatores econômicos são algumas.

unamigonosecompra
Imagem: Divulgação

Com a crise econômica, o abandono de animais domésticos aumentou aproximadamente 20% na Espanha. É cada vez mais frequente que famílias, frente à impossibilidade de arcar com as despesas de seus animais, recorram a abrigos e ONGs, buscando ajuda para encontrar um novo tutor. Mas nem todos têm essa sorte. Muitos acabam nas ruas, e vão parar em canis/gatis, onde em pouco tempo são sacrificados. Outra ligação da crise econômica com o abandono, segundo a reportagem do Zoom News, é que muitos estrangeiros que tutelavam animais na Espanha deixaram o país.

A boa notícia é que tem aumentado o número de adoção de animais . As protetoras aconselham a adoção ao invés da compra, e denunciam as condições terríveis nos criadouros e lojas onde animais são vendidos, além do grave problema do abandono e do grande número de cães e gatos que aguardam a chance de ter um lar.

Você viu?

Ir para o topo