EnglishEspañolPortuguês

Revista relata maus-tratos e mortes de animais em produções de Hollywood

26 de novembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
O tigre usado em 'As aventuras de Pi' teria quase se afogado  (Foto: Divulgação)
O tigre usado em ‘As aventuras de Pi’ teria quase se afogado (Foto: Divulgação)

Uma reportagem desta segunda-feira (25) do “Hollywood Repórter” apresenta evidências de que a American Humane Association (AHA), organização responsável por supervisionar o tratamento dispensado a animais nas gravações de filmes e programas de TV, abafou, sistematicamente, casos de maus-tratos e mortes, tudo para preservar as relações com poderosos produtores de Hollywood. O texto explica como o grupo se tornou “parte da indústria que deveria regulamentar”.

De acordo com a publicação, que manteve a maior parte das fontes sob anonimato, um treinador deu socos em um cachorro no set de “Resgate abaixo de zero” (2006), filme da Disney estrelado por Paul Walker; um esquilo foi esmagado nas filmagens da comédia romântica “Armações do Amor” (2006), com Matthew McConaughey e Sarah Jessica Parker; e dezenas de ovelhas e cabras morreram em “O Hobbit: Uma jornada inesperada”. Treinadores já haviam denunciado a morte de bichos nos bastidores do épico de Peter Jackson.

“Em 2003, a AHA optou por não comentar publicamente a respeito das dezenas de peixes e lulas mortos que apareceram na praia durante quatro dias de filmagens em ‘Piratas do Caribe: A maldição do Pérola Negra'”, diz a reportagem, intitulada “Animais foram feridos: O pesadelo exposto de Hollywood sobre morte, lesão e sigilo”. “Funcionários não tomaram nenhuma precaução para proteger a vida marinha quando ativaram explosões no oceano, de acordo com o representante da AHA presente no set.”

A AHA — financiada pelo SAG-AFTRA (sindicato de atores) e pela associação comercial Alliance of Motion Picture and Television Producers, que representa os estúdios — argumentou que os incidentes aconteceram de maneira não intencional ou “não relacionadas ao trabalho”.

O “Hollywood Reporter” relata ainda as mortes de uma “girafa idosa” no set de “O zelador animal” (2011), com Kevin James, e de um tanque inteiro de peixes em “O filho do Máscara”. O tigre usado em “As aventuras de Pi” (2012), que rendeu o Oscar de direção a Ang Lee, teria quase se afogado — os jornalistas obtiveram um e-mail em que uma monitora da AHA, Gina Johnson, relata o acidente para uma colega, e acrescenta, em letras maiúsculas: “NÃO CONTE ISSO PARA NINGUÉM, ESPECIALMENTE PARA O ESCRITÓRIO!”. Uma situação semelhante teria acontecido em “Cavalo de guerra”, quando a AHA supostamente ajudou Steven Spielberg a abafar a morte de um cavalo.

Fonte: Portal ORM

Você viu?

Ir para o topo