EnglishEspañolPortuguês

Manifestação reúne centenas contra crueldade aos animais em Teresina (PI)

23 de janeiro de 2012
2 min. de leitura
A-
A+

Neste domingo (22) em Teresina (PI), nas proximidades da Ponte Estaiada, na Avenida Raul Lopes, ocorreu a manifestação “Crueldade Nunca Mais”, que foi realizada em várias cidades do país e tinha com o objetivo de conscientizar a população e pedir uma legislação mais rígida contra os maus-tratos aos animais.
Centenas de pessoas se reuniram em uma caminhada pela avenida, com alguns cartazes, chamando a atenção da população contra os abusos que são cometidos contra animais e que geralmente ficam impunes. A Associação Piauiense Protetora dos Animais (Apipa) foi quem organizou e divulgou o evento, principalmente nas redes sociais.
“É um trabalho de conscientização da população contra maus-tratos aos animais, e também um pedido de mais rigor da legislação, que é muito branda” afirma Catarina Bastos, membro da Apipa e organizadora do evento. “Até hoje não houve uma prisão sequer no Brasil sobre isso” diz.
Muitos manifestantes levaram seus respectivos animais, como a Luína Lira, que trouxe sua pit bull Alexandra, que segundo a tutora nunca manifestou nenhum comportamento violento “O cachorro reflete a personalidade do tutor: se ele for violento, o cachorro também vai ser, se ele for calmo, ele também vai refletir isso” diz.
E como em Teresina não existe nenhuma delegacia específica para crimes contra animais, os piauienses que participaram do ato pediam a criação de uma que seja especializada na área, por meio de uma petição pública, que tem mais de 5 mil assinaturas, mas que precisa chegar a 50 mil para atingir um resultado junto ao poder público.
Os manifestantes citaram ainda a legislação de outros países, que geralmente possuem penas maiores. No Brasil, quem é condenado por maus-tratos contra animais deve pagar uma pena de 4 meses a 1 ano de reclusão, mas geralmente a pena é revertida em multa ou serviços comunitários.
Fonte: 180 Graus

Você viu?

Ir para o topo