EnglishEspañolPortuguês

Moradores e ONGs lotam parque de Araraquara (SP) em defesa dos direitos dos animais

22 de janeiro de 2012
3 min. de leitura
A-
A+

(Foto: Reprodução/ EPTV)

Centenas de moradores, integrantes de entidades protetoras e de órgãos municipais lotaram o Parque Infantil, na manhã deste domingo (22), em Araraquara, para reivindicar os direitos dos animais. O ato fez parte do movimento “Crueldade Nunca Mais”, realizado simultaneamente em mais de 100 cidades brasileiras.
Representantes das ONGs da cidade mobilizaram a população pelas redes sociais para mostrar sua indignação contra os casos de maus-tratos ocorridos em Araraquara e por todo o país. Com palavras de ordem, moradores na companhia de seus animais caminharam pelas vielas do parque, exigindo providências das autoridades e mais rigor no que diz respeito à punição dos autores destes crimes. “Se nós tivermos vergonha de demonstrar nossa indignação, ninguém vai nos ouvir”, disse Betty Peixoto, fundadora do grupo SOS Melhor Amigo.
“São de extrema insensibilidade os casos que ganharam repercussão na mídia. As leis contra essas pessoas deveriam ser mais rígidas. É preciso que as autoridades tenham mais atenção com os animais e é por isso que estamos aqui hoje”, afirmou a presidente da Associação Araraquarense de Proteção aos Animais (AAPA) Carla Vieira.
(Foto: Reprodução/ EPTV)

É possível
Entre os manifestantes estavam várias pessoas que adotaram animais, vítimas de maus-tratos dos antigos tutores. A integrante da ONG Bichos e Caprichos, Marcelina Dias, afirmou que um cachorro foi deixado uma vez na porta da casa dela em uma situação deplorável. “Não conseguíamos nem identificar a cor do animal. Ele estava imundo e tomado pela sarna. Quando ele melhorou um pouco da situação é que pudemos notar que o cachorrinho era caramelo. Ele foi adotado logo depois”, diz Marcelina.
Entre todos os casos ela relata que o mais marcante em sua vida foi de o um gato encontrado pelo filho dela, na rodovia próxima a Américo Brasiliense. “O bichinho havia sido atropelado e tinha marcas de queimadura. Cuidamos dele com todo carinho até que pudéssemos colocá-lo para a adoção. Assim que anunciamos pela internet, uma família entrou em contato dizendo que aquele era o gatinho deles, que havia desaparecido há sete meses. O reencontro do Zé com a família foi emocionante”, lembra.
A funcionária pública Mara de Souza Correa levou quatro dos oito cães adotados por ela para a manifestação. “Eles são um verdadeiro presente. Um deles, a Samanta, foi encontrada abandonada no campus da Unesp. O porteiro avisou meu filho e nós resolvemos levá-la para casa. Hoje, ela é um mimo só. Todos os meus cachorros são tratados com muito carinho e ganham até presentes no aniversário deles”, conta Mara.
Números
Dados da Divisão de Saúde Animal registraram 324 denúncias de maus-tratos contra animais durante todo o ano de 2011, em Araraquara. O caso mais recente e que chamou a atenção da opinião pública na cidade foi o do gato Príncipe, no início de janeiro. O animal foi atingido por um tiro de espingarda, disparado por um aposentado de 71 anos. Devido à gravidade dos ferimentos, Príncipe precisaria passar por uma cirurgia. Sem dinheiro para pagar os custos do tratamento, os tutores dele decidiram sacrificá-lo.
Veja a galeria de fotos da manifestação
Fonte: EPTV

Você viu?

Ir para o topo