EnglishEspañolPortuguês

CRIME AMBIENTAL

Mais de 20 animais silvestres presos em cativeiro são resgatados no Rio de Janeiro

9 de junho de 2021
Mariana Dandara | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+

O caso foi denunciado às autoridades através da Linha Verde do Disque-Denúncia.

Foto: Divulgação

A Polícia Civil do Rio de Janeiro resgatou mais de 20 animais silvestres que viviam aprisionados em um imóvel na Zona Norte do município fluminense.

O resgate, realizado na última segunda-feira (7), ocorreu graças a uma denúncia anônima que indicou que uma moradora da região estava infringindo a Lei de Crimes Ambientais ao prender animais que deveriam estar na natureza, vivendo em liberdade.

Os policiais encontraram os 27 animais em uma residência no bairro de Coelho Neto. A responsável por aprisioná-los foi identificada como Ieda Bezerra Aquino de Souza. Detida, ela foi encaminhada à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), onde foi indiciada em flagrante por crime contra a fauna e receptação.

A denúncia que levou à descoberta do crime foi efetuada por meio do Linha Verde, programa do Disque Denúncia voltado a casos de crimes ambientais.

Foto: Divulgação

Na casa, foram encontrados sete lagartos gekko; nove cobras das espécies jibóia, python, e corn snake; quatro aranhas caranguejeiras; uma tartaruga tigre d’água; uma iguana; um lagarto teiú; e quatro jandaias.

Todos os animais resgatados ficarão sob a responsabilidade do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), que irá garantir os cuidados necessários. Após serem acolhidos e tratados, os animais serão submetidos a uma análise por meio da qual os especialistas do CETAS decidirão se há possibilidade de devolvê-los à natureza ou se todos, ou ainda parte deles, precisarão viver em cativeiro para o resto da vida, como consequência do período em que sofreram com a privação de liberdade na casa de Ieda Bezerra.

    Você viu?

    Ir para o topo