EnglishEspañolPortuguês

Coalas podem ser extintos por doença semelhante à AIDS

26 de abril de 2020
2 min. de leitura
A-
A+
Ilustração | Pixabay

A sobrevivência dos coalas está sempre em ameaça. Após se recuperar dos danos causados pelos fortes incêndios que devastaram seus habitats, o doce marsupial australiano agora enfrente um novo inimigo: um novo vírus que causa uma doença semelhante à AIDS.

Os retrovírus, como o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), são um tipo especial de micro-organismo que usa uma enzima especial para traduzir suas informações genéticas em DNA. Esse DNA pode ser integrado ao DNA da célula hospedeira e assim causar uma infecção.

Chamado de KoRV ou “Koala Retrovirus”, o vírus que ameaça a espécie podem ser transmitidos por morcegos e cientistas do Instituto Burnet acreditam que tenha chegado à Austrália a partir do Sudeste da Ásia. Para o pesquisador Joshua Hayward, esse é um risco que não pode ser ignorado.

“Nossa nação está tentando conservar populações de coalas dizimadas pelos incêndios, mas como elas podem ser protegidas contra vírus? A existência e a disseminação do KoRV e de outras ameaças infecciosas provavelmente preocupam os cientistas da conservação”, salienta o cientista.

A diretora do departamento de Ciências da Vida do Instituto Burnet, a Dra. Gilda Tachedjian, afirma que a surgimento deste tipo de vírus está ligado à ações antrópicas. “Quanto mais invadimos os habitats de morcegos, maior a chance de um transbordamento de vírus de morcegos para animais e humanos”, salienta.

Após os incêndios, a população de coalas caiu para apenas 80 mil indivíduos. Todos os sobreviventes são vulneráveis ao KoRV. Um estudo realizado pelo Instituto Burnet e pelo Centro Australiano de Preparação para Doenças (anteriormente o Laboratório Australiano de Saúde Animal) tenta traçar estratégias para preservar a população de coalas remanescente.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.


 

    Você viu?

    Ir para o topo