EnglishEspañolPortuguês

Cadela grávida é resgatada de laboratório e dá à luz 8 bebês em liberdade

18 de maio de 2018
3 min. de leitura
A-
A+

A beagle Maria, de 10 anos de idade, passou toda a sua vida sendo explorada e abusada em experimentos de um laboratório na China. Nunca sequer tinha visto o mundo fora das quatro paredes em que era mantida em cativeiro.

Uma das maiores violações feitas a esses animais é a procriação forçada; Maria paria vários filhotes incansavelmente, e eles eram retirados dela apenas para serem explorados pela empresa em mais testes.

Depois de uma vida de muito sofrimento – os procedimentos aos quais ela era submetida acabaram deixando a cadela completamente cega -, Maria foi resgatada pela ONG norte americana Rescue + Freedom Project. Os ativistas lutaram muito na Justiça para conseguir a liberdade dela e de mais outros cinco beagles, também vítimas dos testes cruéis.

Quando a beagle foi salva, no entanto, ela não voou diretamente para os Estados Unidos, como os outros. É que Maria, além de sofrer de estresse pós-traumático, estava grávida, e precisou ficar em observação por um tempo na China, até que os filhotinhos nascessem. Ela foi mantida em um lar provisório pelo resto da gestação.

A cadela deu à luz oito filhotes e, em pouco tempo, quatro deles foram adotados, indo viver permanentemente sob os cuidados de tutores carinhosos em lares na China. A outra metade dos cachorrinhos foi levada com a mãe para a sede da ONG, nos Estados Unidos.

Desde que chegaram ao país, todos os cinco receberam cuidados especiais e tem curtido muito a vida em liberdade, brincando e respirando ar puro e fresco. Até presente data, aguardam ansiosamente para serem adotados e viverem em lares definitivos.

Maria recebeu tratamento VIP (Reprodução | Rescue + Freedom Project)

A história de Maria, infelizmente, é uma exceção à regra. Beagles são muito explorados em testes de laboratórios e, entre as justificativas para essa crueldade, estão o fato de serem de uma raça antiga e “padronizada”, e também pela docilidade desses cães.

Já está mais do que comprovado que testes em animais não são necessários. Há alternativas a eles. Cada vez mais países aprovam a proibição ou até mesmo pressionam outras nações a fazerem o mesmo, como tem acontecido com o Brasil.  

Além disso, o próprio mercado consumidor tem buscado opções não só alimentares, mas de toda sorte de produtos veganos, pela preocupação das marcas com o meio ambiente e os animais.

Que histórias como a de Maria, assim como a dos beagles resgatados do Instituto Royal, em 2016, deixem de ser um desvio no caminho, e se tornem o destino final de todos os animais explorados em laboratórios.

Você viu?

Ir para o topo