EnglishEspañolPortuguês

África: animais selvagens sobrevivem em zona de guerra

23 de abril de 2018
3 min. de leitura
A-
A+

O país mais jovem do mundo, Sudão do Sul, é conhecido por ter suportado mais de duas décadas de conflito armado e também por sua famosa fauna. A nação sem litoral entre a África Oriental e Central é o lar de muitas maravilhas naturais incríveis, incluindo a segunda maior migração de animais terrestres do mundo e a maior área úmida da África, a Sudd. Este trecho pantanoso de 35 mil quilômetros quadrados ao longo do Nilo é considerado como um patrimônio da humanidade.

No meio do conflito armado, a caça de animais aumentou, e muitos conservacionistas pensavam que o Sudão do Sul estava indo em direção à extinção em massa. Mas eles estavam em uma surpresa quando a Wildlife Conservation Society e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional começaram a realizar avaliações aéreas do país, eles perceberam que a imensa migração secular entre o Sudd e o Parque Nacional de Bandingilo era praticamente intocada pela guerra.

Touros de elefante savana em movimento perto de Ayod, à beira do Sudd pântano, Sudão do Sul.
Touros de elefante savana em movimento perto de Ayod, à beira do Sudd pântano, Sudão do Sul. (Foto: Michael D. Kock/Getty)

Sua surpresa foi ainda maior quando, em 2015, câmeras colocadas por pesquisadores na área remota da Western Equatoria capturaram imagens de uma espécie de paquiderme ameaçada de extinção nunca antes vista no sul do Sudão: o elefante da floresta. Até então, esse primo menor e mais cabeludo do famoso elefante da savana vivia em apenas meia dúzia de outros países africanos.

“A descoberta expande significativamente o alcance conhecido desta espécie criticamente ameaçada e acrescenta outro grande mamífero carismático à impressionante lista de mamíferos no Sudão do Sul”, afirmou DeeAnn Reeder, professor de biologia da Bucknell University, que trabalhou no projeto juntamente com uma instituição de conservação ambiental e o serviço de vida selvagem do Sudão do Sul.

Reeder na verdade acredita que só começamos a arranhar a superfície do que poderia ser uma coleção muito maior de maravilhas zoológicas aqui. Dado o vasto tamanho do Sudão do Sul e a pequena população de 12 milhões de habitantes, a proporção de paisagem intocada é enorme em comparação com outros países da África Subsaariana. “Do planalto de Boma às montanhas de Imatong, ainda há muito a ser estudado”, declarou.

Um cervo de orelhas brancas deixa a cabeça cair para trás depois de ter sido arremessado com anestesia de um helicóptero ao norte de Nyat, no Parque Nacional de Boma.
Um cervo de orelhas brancas deixa a cabeça cair para trás depois de ter sido arremessado com anestesia de um helicóptero ao norte de Nyat, no Parque Nacional de Boma. (Foto: George Steinmetz/Getty)

Proteger a vida selvagem do Sudão do Sul agora é crucial, não apenas para os animais, mas também para o futuro do país. O Ministério de Conservação da Vida Selvagem e Turismo da nação estima que a indústria do turismo poderia contribuir com até 10% do produto interno bruto do Sudão do Sul em apenas uma década. O Parque Nacional de Bandingilo, por outro lado, é o lar da imponente migração de animais e a uma curta distância de carro de Juba, a capital, tornando-se um refúgio perfeito para os turistas.

Guardas florestais locais e organizações sem fins lucrativos internacionais já estão comprometendo vastos recursos para o esforço de preservação da vida selvagem. Quanto a nós, podemos nos consolar sabendo que, apesar da propensão da humanidade à destruição ambiental, pelo menos no Sudão do Sul, a natureza ainda tem a vantagem.

Você viu?

Ir para o topo