EnglishEspañolPortuguês

Rinoceronte fêmea é morta antes de dar à luz em reserva

11 de janeiro de 2018
2 min. de leitura
A-
A+

“Um rinoceronte já é ruim o suficiente. Ficamos muito chocados e é uma grande perda. Mas com ela grávida, na verdade, perdemos dois animais”, destacou.

Foto: For Rhino in a Shrinking World

As investigações iniciais mostraram que os caçadores usaram um rifle de caça para atirar no animal antes de arrancar seu chifre com um machado. O cadáver do rinoceronte foi encontrado a uma distância de 60 a 70 metros da cerca do Sul da reserva, em Olivier Road.

O caso evidenciou que os caçadores entraram na reserva e não dispararam no animal da estrada.

A reserva de 1200 hectares foi proclamada em 1982 e foi nomeada em homenagem ao guarda-florestal Lawrence de Lange, que liderou a equipe que fez a cerca do local.

Atualmente, a propriedade é do município de Enoch Mgijima. “Não foi a população local que fez isso. Este foi um trabalho profissional”, disse Gerber.

Ele disse que não poderia divulgar mais informações, mas informou que a polícia está investigando o assassinato. Nenhum rinoceronte  do local havia sido morto por caçadores antes, revela o Herald Live.

Em outra reserva, a Wildschutsberg Game Reserve, também perto de Komani, cinco rinocerontes foram mortos.

O último assassinato em Lawrence de Lange mostra que 12 rinocerontes foram mortos no Cabo Oriental neste ano. Dezessete foram assassinados na província em 2016.

Em todo o país, desde que 13 rinocerontes foram mortos em 2007, o número de mortes por caçadores aumentou para 1215 em 2014.

Desde então, os números diminuíram e 1 054 foram vítimas da caça em 2016. Em Julho de 2016, durante seu último anúncio de estatísticas sobre a caça de rinocerontes, a ministra Meio Ambiente, Edna Molewa, relatou 529 rinocerontes foram mortos em todo o país até o final de Junho.

Corné Roeloffse, da Tranquil House B & B em Komani, disse que os rinocerontes de Lawrence de Lange eram muito valorizados pelos moradores da cidade.

Você viu?

Ir para o topo