EnglishEspañolPortuguês

Necropsia revela que elefante de zoológico morreu por não ter conseguido se levantar sozinha

12 de outubro de 2014
2 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Watoto no Zoo de Seattle (Foto: Steve Ringman / Seattle Times)
Watoto no Zoo de Seattle (Foto: Steve Ringman / Seattle Times)

Detalhes de uma necropsia revelam que uma elefanta de 45 anos chamada Watoto morreu no Woodland Park Zoo em Seattle (EUA) em agosto, porque não conseguiu se levantar. As informações são do The Dodo.

A análise constatou que ela não tinha doenças infecciosas ou doenças cardíacas que a teriam levado à morte. O diretor de saúde animal do zoológico, Darin Collins, explicou que ela simplesmente caiu ou se deitou e não conseguiu mais se levantar sozinha.

“Não sabemos se Watoto caiu ou se deitou. Minha avaliação clínica é que ela foi incapaz de se levantar, devido à doença articular”, disse Collins no relatório. Infelizmente, a seqüência de eventos que segue quando isso ocorre a um elefante torna-se um risco de vida em algumas horas. Quando deitados, animais de grande porte não conseguem respirar normalmente devido ao enorme peso impactando sua cavidade pulmonar, diminuindo o fluxo sanguíneo para órgãos vitais e nervos, e resultando em paralisia dos membros.”

Os elefantes selvagens vivem muito mais tempo do que seus “colegas” de cativeiro – um estudo revelou que os elefantes selvagens pesquisados ​​viveram um total de três vezes mais do que os elefantes de zoológico. Os pesquisadores descobriram que a expectativa de vida média para a população selvagem foi de 56 anos (embora eles possam viver até 60 ou 70), enquanto a média de idade para os cativos foi 17 anos.

Elefantes cativos como Watoto enfrentam uma série de problemas em zoológicos, incluindo a obesidade e problemas nas articulações por ficarem em pé em superfícies duras (muitas vezes de concreto). Watoto sofria de artrite e era manca, o que possivelmente contribuiu para a sua incapacidade para se levantar.

Em muitos elefantes cativos, doenças infecciosas, como herpes e tuberculose também ocorrem de forma desenfreada. Pequenas jaulas também causam problemas psicológicos e induzem a comportamentos repetidos estereotipados.

Na época da morte de Watoto, o conselho editorial do The Seattle Times publicou o trecho abaixo:

“Se o problema já não fosse óbvio, a morte misteriosa e trágica de Watoto no Parque Zoológico Woodland ressalta o fato de que é hora de Seattle parar de usar elefantes, de uma vez por todas … Evidências crescentes sugerem que manter os maiores mamíferos terrestres do mundo em espaços confinados, em climas inadequados, é prejudicial para a sua saúde. Na natureza um elefante pode viver 20 anos a mais.”

Você viu?

Ir para o topo