EnglishEspañolPortuguês

Mais de um terço dos cães são negligenciados por seus tutores

16 de dezembro de 2013
3 min. de leitura
A-
A+

Por Vinicius Siqueira (da Redação)

Foto: Daily Mail
Foto: Daily Mail

Milhões de tutores negligenciam seus animais, deixando de levá-los até mesmo para uma caminhada apropriada, revela estudo.

Mais de um a cada três cães não podem passear adequadamente fora do pequeno espaço que lhes são destinados dentro dos lares onde moram. O estudo também afirma que esta situação acontece todos os dias. As informações são do Daily Mail.

Mais do que nunca os cães estão ficando cada vez mais sedentários. Não por opção, mas por falta de cuidados. Atualmente, um terço dos cães tutelados estão obesos, na Inglaterra.

Segundo um porta-voz da instituição de caridade PDSA, que organizou o estudo, esta negligência torna o cão mais estressado, agressivo e doente.

Foto: Reprodução/Daily Mail
Foto: Reprodução/Daily Mail

Quase um quarto das casas do país tem um cão, mas 35%, ou 2,7 milhões, não praticam nenhuma forma de exércicio diariamente. Estes números revelam um aumento de 600 mil desde 2011.

A proporção de cães que são deixados sozinhos por mais de cinco horas aumentou de 18% para 25% no mesmo período. O que significa que por volta de 1,9 milhões de cães são deixados sozinhos por um longo período de tempo.

Especialistas dizem que isto pode causar diversos incômodos aos cães, que podem ser reconhecidos por seus latidos e rosnar constantes, além da destruição de coisas espalhadas pela casa.

Sthephen Goward, especialista em comportamento animal da instituição Dogs Trust disse que “cães precisam de companhia de outros animais ou humanos. Eles também precisamos correr diariamente em liberdade, para explorar novos lugares”

Mais da metade dos tutores ainda alimentam seus cães com sobras, diz o estudo, violando diretrizes de saúde fundamentais.

PDSA disse que a maioria dos tutores não está preocupada com as necessidades dos animais, mas adicionou, “o que está em questão não é o amor que as pessoas têm por seus cães” – são seus cuidados. Entre os tutores, 91% disse ser importante monitorar a saúde de seus animais.

Nicola Martin, líder da organização de bem-estar animal PDSA disse que “sinais de que os animais estão sofrendo ou que não estão felizes não são tão óbvios quanto as pessoas acham”.

Foto: Reprodução/Daily Mail
PDSA disse que a maioria dos tutores não está preocupada com as necessidades dos animais, mas adicionou, “o que está em questão não é o amor que as pessoas têm por seus cães”

“Por exemplo, um cão sendo alimentado exageradamente pode parecer estar feliz, mas as consequência da alimentação em demasia, como o ganho de peso e os problemas de saúde associados, como a artrite e algumas doenças do coração, podem ser desvastadoras”, disse Martin.

Ela também disse que seis a cada dez tutores não estão tomando os cuidados conforme as leis ordenam a respeito da tutela responsável de animais e dos tratos básicos que precisam para serem saudáveis e felizes.

Gato de 14 semanas foi torturado.
Foto: Reprodução

O estudo também concluiu que um a cada quatro gatos está acima do peso e milhões não estão vacinados contra diversas doenças.

Já 65% dos coelhos são adotados e acabam vivendo sozinhos, mesmo sabendo-se que se trata de um animal sociável e que precisa de outros de usa espécie para fazer companhia.

A empresa de pesquisa YouGov entrevistou 2149 tutores, 555 crianças e 459 veterinários para a pesquisa da PDSA. A instituição tem alertado os tutores a sempre checarem a saúde de seus animais, pelo bem de todos.

Você viu?

Ir para o topo