EnglishEspañolPortuguês

Filhote de veado-catingueiro resgatado em Joinville (SC) voltará para a mata

5 de novembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Maiara Bersch / Agencia RBS)
(Foto: Maiara Bersch / Agencia RBS)

Depois de dois meses de recuperação, um filhote de veado-catingueiro que foi atacado por cães na Estrada Mildau, na zona rural de Joinville, começa a se preparar para voltar ao seu habitat natural, a mata atlântica da Serra Dona Francisca. O retorno está marcado para esta semana. O animal ganhou o nome de Uni — alusão ao pequeno unicórnio do desenho animado Caverna do Dragão.

Segundo a bióloga Daniela Lima, da clínica Dr. Selvagem, onde o bicho está sendo tratado, Uni pode ter se perdido da mãe ao passar pelas áreas habitadas do distrito de Pirabeiraba. Ele não tem mais do que quatro meses, ainda está perdendo as manchas brancas que marcam os recém nascidos e trocando a pelagem.

“Ele está se recuperando muito bem. Come um mix de frutas e legumes”,  disse a bióloga.

Segundo ela, o animal terá de passar por uma adaptação antes de retornar para a mata. Ele será levado para uma fazenda onde há um projeto de ecoturismo. A alimentação deve ser feita apenas por uma pessoa por alguns dias e à distância, para que ele não fique tão domesticado.

“Aos poucos, ele vai ficando arisco e poderá ser solto”, diz a bióloga.

O veado-catingueiro (de nome científico Mazama gouazoubira) é comum na região, mas é uma espécie ameaçada no País. Há alguns dias, um animal adulto chegou a invadir uma casa no distrito de Pirabeiraba.

Como eles não são agressivos, basta espantá-los para o mato. Seus principais predadores são o cachorro doméstico, o cachorro-do-mato e felinos, como os pumas, que também são comuns na serra. Uni deve ser reintroduzido na mata com o acompanhamento da Polícia Militar Ambiental de Joinville.

Fonte: Diário Catarinense

Você viu?

Ir para o topo