EnglishEspañolPortuguês

Ovelha morre sufocada em caminhão de transporte no País de Gales

29 de outubro de 2013
3 min. de leitura
A-
A+

Por Renan Hamann (da Redação)

A foto aterrorizante abaixo mostra uma ovelha sofrendo em uma morte agonizante, em uma estrada do País de Gales. Ela estava presa em uma trava hidráulica de um caminhão de “transporte de carga viva” — nome que é dado aos animais que são tratados como mercadoria.

Vários motoristas assistiram angustiados ao drama da ovelha, que tinha sua cabeça espremida sob o teto pesado utilizado para evitar que os animais caiam do veículo. Depois de um tempo, o fazendeiro que estava dirigindo foi avisado do problema, mas já era tarde e a ovelha havia morrido por estrangulamento. As informações são do Daily Mail.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Agora, oficiais do departamento de agriculta de Pembrokeshire (no País de Gales) estão investigando a alegação de crueldade contra o animal. A fotografia foi tirada pelo membro de uma instituição de caridade animal, que estava dirigindo atrás do caminhão de transporte. A imagem causou bastante comoção por parte das pessoas que seguem a página da instituição, que é dedicada à proteção de cavalos.

O grupo, que se chama VANAH (Voices Against Neglect & Abuse of all Horses, ou Vozes Contra a Negligência e Abuso Contra Todos os Cavalos), disse: “É muito claro que todos os códigos de conduta que regulam o transporte desses animais foi ignorado. O motorista carregou o veículo com ovelhas vivas e uma, de alguma forma, ficou presa pela porta enquanto ela estava fechada”. Ele ainda adiciona: “A ovelha não teria sobrevivido muito tempo por causa da imensa pressão no fechamento da rampa. Ela sofreu muita dor, foi enforcada, sangrou e morreu sufocada ou com o pescoço quebrado”.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A ovelha foi uma das centenas que estavam sendo transportadas com o objetivo de serem vendidas de uma fazenda para um mercado de West Wales. O interior do veículo possuía três andares e todos estavam com lotação máxima. Segundo o Daily Mail, havia “tantas ovelhas quanto fosse possível”. De acordo com um transportador de “carga viva”, aparentemente a ovelha teve sua cabeça presa quando o teto hidráulico era fechado para evitar que os animais caíssem durante o transporte.

Um membro do condado de Pembrokeshire afirma: “Nossa equipe de saúde animal está investigando o caso em conjunto com o Departamento de Meio Ambiente, Comida e Negócios Rurais. Nós acreditamos que a foto é genuína e também estamos olhando o design desse caminhão em particular”.

Nota da Redação: Não são raros os momentos em que nos deparamos com casos de crueldade contra animais, mas nem sempre temos coragem de agir ativamente — principalmente quando isso envolve outras pessoas. É importante, mesmo assim, coletar provas e contatar os departamentos de polícia ambiental ou proteção especializada de nossas cidades. Quanto mais atitudes como essa forem coibidas, mais os agressores saberão que são criminosos e não apenas contraventores. Além disso, o caso também demonstra a forma como os animais são tratado somente como objetos para exploração humana, já que estavam sendo transportados em péssimas condições para serem comercializados a um supermercado da região. São casos de exploração que se ligam e se apoiam.

Você viu?

Ir para o topo