EnglishEspañolPortuguês

Cavalo debilitado reacende discussão sobre passeios de carruagens com tração animal

25 de agosto de 2013
3 min. de leitura
A-
A+

Por Natália Prieto (da Redação)

Foto: Reprodução/ Daily Mail
Foto: Reprodução/ Daily Mail

Um cavalo explorado para puxar carruagem de repente entrou em colapso em uma rua de Salt Lake City (EUA) no fim de semana passado e, desde então, a cidade tornou-se o centro das discussões sobre o fato desses passeios serem desumanos. As informações são do Daily Mail.

O cavalo de 13 anos, chamado Jerry, sofreu um ataque de cólica (dor abdominal bem frequente na espécie) no sábado. Em seguida, caiu no chão e se recusou a levantar.

Agora os defensores dos direitos dos animais, tanto da cidade de Salt Lake City quanto de fora, estão pedindo o fim da “indústria cruel” de passeios de carruagens de cavalos.

Jerry estava perto do fim do tour quando de repente sentiu fortes dores no estômago e desabou no chão.

“(Ele) simplesmente não queria se mover”, afirmou o morador da cidade, Ronald Schulthies, ao jornal Salt Lake Tribune. “Seus olhos estavam abertos e quando nós tentamos movê-lo ele relinchou muito forte e alto”.

Schulthies foi um entre os 60 pedestres que se preocuparam com o animal e pararam para ajudá-lo. Veterinários também chegaram logo e ajudaram no resgate do cavalo com 1800 libras.

De imediato tudo o que eles puderam fazer foi tentar consolar o animal.

“Foi angustiante, porque muitas pessoas queriam fazer alguma coisa, mas simplesmente não sabiam o que fazer”, disse Schulthies. “Obviamente a empresa de transporte não tem qualquer seguro ou ajuda para este tipo de situação”.

Schulthies disse que Jerry tentava se levantar, mas rapidamente caía de volta no chão. Ele enfatizou que o cavalo foi tratado pelas pessoas com extrema preocupação por sua saúde e bem estar.

Foto: Reprodução/ Daily Mail
Foto: Reprodução/ Daily Mail

No entanto, o incidente fez com que defensores dos direitos animais iniciassem um debate sobre a prática que eles afirmam ser desumana.

“Estes cavalos estão trotando na calçada, seus pés não foram destinados para andar nos pavimentos das ruas e suas forças não deveriam ser utilizadas para puxar carruagens em temperaturas frias e calores sufocantes”, afirmou o porta-voz da PETA, Jeremy Beckham, ao KTVX. “É a receita perfeita para causar uma lesão no animal”.

O caso de Jerry motivou os amantes de animais a pedir uma mudança nas leis municipais que permitem passeios de carruagens guiados por cavalos, como a admiradora de animais Donna Pemmitt.

Com a pressão para “acabar com esta crueldade” uma petição on-line recebeu mais de 3 mil assinaturas até a manhã de terça.

E esta foi a nota oficial da administração da cidade:

“Eu acho que sempre que houver incidentes infelizes como este, que chamam a atenção de todos, um diálogo é muito bom”, disse o vereador de Salt Lake City, mas também advertiu que uma mudança de regras na cidade “não é algo que considere muito fácil”.

Na ocasião Jerry foi levantado em um trailer e rapidamente sedado. Ele está se recuperando agora.

Apesar da polêmica sobre carruagens com cavalos ser recente na capital de Utah, esta situação não é nada surpreendente para Nova York, onde veículos que utilizam esses animais são muito frequentes.

“É um comércio muito desumano e perigoso, especialmente para ser praticado em uma cidade tão movimentada e congestionada”, ressaltou Elizabeth Forel, presidente da Aliança de Ban Horse-Drawn ao MailOnline, em 2011. “É perigoso para os pedestres, passageiros e cavalos”.
A revolta e ira de Forel são decorrentes dos lamentáveis incidentes envolvendo cavalos na Big Apple naquele ano. Pelo menos três destes animais tiveram um colapso em 2011, quando um deles derrubou os passageiros e correu em desespero antes de ser sedado.

Foto: Reprodução/ Daily Mail
Foto: Reprodução/ Daily Mail

Você viu?

Ir para o topo