EnglishEspañolPortuguês

Comerciante entrega jabuti que vivia há 23 anos em sua residência

9 de agosto de 2013
3 min. de leitura
A-
A+
Vander fazendo a entrega voluntária (Foto: Divulgação)
Vander fazendo a entrega voluntária (Foto: Divulgação)

Um jabuti foi entregue à Polícia Ambiental na quinta-feira (08). O animal estava com o comerciante Vander Espinosa Bravo, de 63 anos, da cidade de Alegre (ES), e estava com a família há 23 anos. O comerciante fez contato recentemente com o responsável pela P5 do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, que é a Seção de Comunicação Social, através de um grupo na rede social que divulga e presta orientações à população.

Vander informou que ganhou o jabuti de um amigo residente no interior de Alegre quando ainda era um filhote. As matérias publicadas na imprensa pela Polícia Ambiental e as informações recebidas fizeram com que ele entregasse voluntariamente o animal desde que o quelônio fosse bem tratado e pudesse conviver com outros da mesma espécie.

A Polícia Ambiental orientou ao comerciante que o animal seria bem tratado e conduzido para o Projeto Cereias – Centro de Estudos e Reintrodução de Animais Selvagens em Aracruz, para avaliações com veterinários e biólogos, onde iria conviver com outros da mesma espécie até o momento da soltura em um local tecnicamente escolhido.

Emoção

Segundo Vander, o quelônio era como um membro da família, inclusive foi batizado pelo neto com nome de “Tuta”. O jabuti foi recolhido por uma equipe da Polícia Ambiental que compareceu ao endereço indicado pelo comerciante. No ato da entrega, ele ficou muito emocionado, com lágrimas nos olhos.

Disse ainda que “apesar de ser uma decisão extremamente difícil, ela é correta porque eu queria ver o animal procriar, já que onde ele estava era impossível por viver sozinho”, disse o comerciante, enfatizando que sempre acompanhou o trabalho da Polícia Militar Ambiental pela TV e principalmente pelo grupo do BPMA na rede social, onde manteve o contato solicitando o recolhimento.

Mas foi recentemente, assistindo ao noticiário de um recolhimento de um tamanduá-mirim, onde teve a coragem e a certeza de tomar a decisão. “Estou muito triste, mas aliviado e satisfeito por entregar o meu ‘Tuta’ nas mãos de profissionais que amam os animais”.

Seguindo um protocolo, da residência onde o animal foi recolhido, a equipe foi para o Hospital Veterinário da Ufes, em Alegre, sendo “Tuta” atendido pela veterinária especializada em animais silvestres, Roberta Jório,  que após uma minuciosa avaliação ergométrica e clínica, declarou que “Tuta” é um macho saudável, pesando 9,250 quilos, medindo 40 cm de comprimento, porém, deve passar por um período de observação e cuidados até que ele esteja pronto para voltar a seu habitat.

“Tuta” é um Jabuiti tinga – Chelonoides denticulata, possui escamas amarelo-alaranjadas nas patas e na cabeça, podendo atingir cerca de 70 centímetros e 80 anos de vida em média, porém podendo ultrapassar 1 metro de comprimento de carapaça e chegando a pesar quase 60 quilos.

Para a Polícia Militar Ambiental, a atitude de Vander é muito prazerosa para os membros da Unidade Especializada, por mais um animal silvestre poder retornar ao seu habitat natural e pelo exemplo de quem o entregou, podendo ser seguido por outras pessoas.

Entrega voluntária

A Polícia Militar Ambiental informa que quem tutelar animais silvestres em cativeiro de forma irregular, poderá entregá-los nas sedes da Polícia Militar Ambiental mais próxima ou agendar o recolhimento sem sofrer nenhuma sanção. Os animais serão encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) ou ao Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), e reintegrados na natureza após avaliação e tratamento, se necessário.

Região Centro/Serrana: (27) 3636-0173, Região Norte/Noroeste: (27) 3711-8151, Região Norte/Nordeste: (27) 3763-3663, Região Sul: (28) 3521-3358, (28) 3553-2042 ou pelo e-mail  [email protected].

Você viu?

Ir para o topo