EnglishEspañolPortuguês

ONG de Caeté (MG) alcança marca de 400 animais castrados

3 de outubro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Depois de dois anos e meio e 12 campanhas de castração, a Sociedade Galdina Protetora dos Animais e da Natureza (SGPAN), de Caeté (MG) alcançou a marca de 424 animais esterilizados. A campanha aconteceu dia 17 de setembro, quando foram castradas 21 cadelas e 14 gatas.

“Nosso objetivo sempre foi e continua sendo contribuir para a redução da superpopulação de cães e gatos em Caeté. São muitos cães abandonados e doentes nas ruas, transmitindo doenças e sofrendo maus-tratos. Criamos a ong e lutamos quase que sozinhos com todo tipo de dificuldades, mas seguimos em frente porque achamos que alguém precisa fazer alguma coisa”, salientou Jussara Carvalho, presidente da SGPAN.

Ela mais uma vez agradeceu às pessoas que ajudam mensalmente com a ong. “A SGPAN precisa muito da contribuição das pessoas porque não recebemos ajuda de governos ou empresas. É com a contribuição de cada um que conseguimos cobrir os custos com as castrações dos cães de rua. Se tivéssemos mais apoio muito mais cães de rua estariam castrados, não estariam pelas ruas procriando descontroladamente”, observou Jussara. Em todo o mundo, as campanhas de castração em massa são a solução para acabar com o abandono dos animais, juntamente com campanhas de guarda responsável. “O ideal era que os governos cumprissem a lei e assumissem estas tarefas junto com as ongs. Há cidades em que são feitas castrações em massa e somente assim tiveram êxito no controle da superpopulação de cães e gatos”, destacou.

Mais uma vez a ação foi realizada em parceria com a Associação Sabarense Protetora dos Animais e da Natureza (Aspan) e contou com o apoio da estudante de Enfermagem Veterinária Dirley Vaz. Além das castrações, a SGPAN expôs filhotes e três foram adotados.

A presidente da SGPAN alerta as pessoas que dão vacinas anticio e anticoncepcionais às fêmeas como forma de prevenir cios e crias. “Estas medicações representam um risco para a saúde dos animais, provocam câncer. A solução é a castração porque, além de impedir a procriação, evitam tumores”, salientou, informando que a SGPAN fará nova campanha de castração em breve.

Caeté tem cerca de 42 mil habitantes e fica na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Você viu?

Ir para o topo