EnglishEspañolPortuguês

Operação para resgatar filhote de baleia em SC é retomada

8 de setembro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

A operação para resgatar o filhote de baleia franca que foi encontrado encalhado nesta quarta-feira (7), na praia do Pântano do Sul, em Florianópolis (SC), será retomada nesta quinta-feira (8). O animal está preso em um banco de areia a cerca de 50 m da praia.

Segundo o chefe da Depom (Delegacia Especial de Policia Maritima), Reinaldo Garcia Duarte, o novo procedimento será realizado entre 12h e 15h, horário da maré alta. Uma embarcação cedida pela Capitania dos Portos será usada na tentativa de resgate.

A Polícia Militar Ambiental foi para o local para fazer o resgate. O animal ainda estava em bom estado de saúde. Policiais esperam que a baleia possa voltar ao mar ainda com vida.

O animal tem aproximadamente 9 m e pesa entre 10 e 15 toneladas. Segundo a equipe do Projeto Baleia Franca, esse é o terceiro filhote que encalha desde o início da temporada, porém, o primeiro que encalhou vivo. A diretora de pesquisa do projeto, Karina Groch, disse que encalhes de filhotes vivos não são comuns, mas podem ocorrer por desorientação e perda do contato com a mãe.

Não há previsão para o término do resgate. Assista ao vídeo.

Fonte: R7

Você viu?

Ir para o topo