EnglishEspañolPortuguês

Filhote de baleia franca encalha em praia de SC

7 de setembro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

Um filhote de baleia franca de aproximadamente 4 t encalhou na praia do Pântano do Sul, em Florianópolis (SC), na manhã desta quarta-feira. O animal ficou preso em um banco de areia na área de arrebentação, a menos de 50 m da praia, e foi encontrado por um pescador. O filhote integrava um grupo de cinco baleias que tem sido observado no local deste a última segunda-feira.

O resgate do filhote está mobilizando equipes do Grupo de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, ambientalistas e pescadores voluntários. Uma corda foi amarrada ao animal e um barco de pesca tentava evitar que a baleia fosse “enterrada”, o que dificultaria ainda mais o resgate.

Mergulhador entra na água para ajudar no trabalho de resgate da baleia. Foto: Fabrício Escandiuzzi/Especial para Terra

De acordo com as informações da Polícia Ambiental, a esperança é de que a subida da maré, prevista para as 15h, possa fazer com que a baleia desencalhe sozinha. O uso do barco de pesca seria apenas um recurso “paliativo”.

O resgate atraiu cerca de 300 pessoas à praia, localizada na região sul de Florianópolis. Algumas chegaram a chorar quando viram a baleia se debatendo para tentar sair da areia. “É muito triste. A gente fica assistindo o bicho morrer e não pode fazer nada”, disse a aposentada Renilda Tassi de Souza, 68 anos.

É o segundo caso de encalhe de baleia franca na costa de Santa Catarina em menos de um mês. Em agosto, um filhote morreu na praia de Laguna, na região sul do estado, depois de encalhar em um banco de areia.

Fonte: Terra

Você viu?

Ir para o topo