EnglishEspañolPortuguês

Caso de cão queimado por guarda municipal continua sem resolução

27 de setembro de 2011
3 min. de leitura
A-
A+

Samuel Marques
Através do Blog

No último dia 19 de setembro o Guarda Municipal Barra Mansa Gérson dos Santos Leite, 46 anos, foi detido na Rua Capitão Franklin de Carvalho, no bairro Santa Cruz em Volta Redonda, onde mora, suspeito de atear fogo num cachorro em praça pública.

Esse texto acima copiei do “diário do vale”, na sua versão para internet. Naquele momento, guardado os devidos cuidados, a palavra suspeito estava em evidência. Mas a palavra foi embora, e já sabemos que foi realmente isso que ocorreu. O indivíduo, para não dizer um outro nome, ateou fogo em um cachorro utilizando um maçarico. Isso aconteceu em praça pública mesmo.

A ONG Vira-latas, começou então uma campanha, onde pedem para que as pessoas escrevam para o prefeito de Barra Mansa, Zé Renato e para o comandante da Guarda Municipal de Barra Mansa Natanael Geremias, através dos seus respectivos e-mail, e que nesses mesmo fosse pedido o afastamento do guarda, pois passa a ser motivo de medo a presença de uma assassino na corporação que tem o dever de proteger, e não cometer crimes. A indignação logo toma conta de muitas pessoas que enviam os e-mails. Através da informação obtida por este blog, mais de uma centena de e-mail foram enviados.

Mas o que até agora aconteceu ? Nada. Não há respostas públicas, e ao que tudo indica o Guarda Municipal Gérson dos Santos Leite estava bêbado ao atear fogo no cão. Mas as novidades não param por aí. Gérson está neste momento na Santa Casa de Barra Mansa, na ala psiquiátrica, onde aguarda uma possível remoção para Quatis. Informações tratam que o Guarda estaria dizendo que ao ouvir vozes fez o ato de atacar o cachorro.

O problema é entender o que estaria por trás disso. Muitas pessoas deixaram indignadas no fórum do “diário do vale on line” recados de repúdio. Não tenho receio do que estou dizendo, o meu receito mesmo é que haja um corporativismo e o Guarda seja considerado incapaz de responder por seus atos. Outro grande medo que tenho, é que o autor deste crime bárbaro é uma Guarda Municipal, e para piorar da minha cidade. Pessoas que deveriam trazer a ordem, na verdade trazem o caos.

O fato que estaria bêbado também me chama a atenção. Será que estamos a mercê deste tipo de pessoas quando saímos de uma festa, ou quando estes mesmo tomam conta das redondeza de uma escola. Tudo começa com algo que é indefeso, e depois vai ganhando novas proporções, principalmente pelo fato de que nada acontece. É o que chamamos de impunidade. Impunes, as pessoas se sentem a vontade para fazerem o que quiserem.

Por isso tudo é que somo voz para que  o prefeito se manifeste. Tenho certeza que esta atitude não pode ficar sem uma explicação e uma ação por parte de nossos representantes, até porque ficou muito feio, para alguém que leva a bandeira da nossa cidade na manga de sua farda.

Respeite os animais. Quem é irracional mesmo ?

É um retrato triste de uma sociedade sem limites, onde um animal indefeso é brutalmente assassinado. Não há  o que falar com relação a isso. O cachorro foi morto e pronto. Não tenho medo de estar fazendo nenhum pré julgamento. Foi a realidade. O que me enoja é saber que Associações protetoras de animais se escondem, por interesses políticos, para não fazerem nada.

A cobrança de ações neste momento, não compromete ninguém, muito pelo contrário. Estamos apenas nos indignando diante de um fato absurdo. Por isso quero aproveitar para parabenizar a ONG Vira Lata, que rapidamente foi acionada e começou a divulgar sua campanha. Apesar de vocês serem de Volta Redonda, também precisamos de vocês aqui em Barra Mansa. Vale lembrar que a ONG Vira Latas, não possui abrigo.

Animal não vota, mas nós votamos, esse recado é para quem interessar posse.

Você viu?

Ir para o topo