EnglishEspañolPortuguês

Doença cerebral pode ter sido a causa da morte do urso Knut

23 de março de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Knut, com um ano e aos três anos, à dir. e esq., respectivamente. Viveu 4 anos confinado e infeliz no zoo de Berlim. Foto: John MacDougall/AFP

A morte de Knut no sábado passado pode ter sido causada por uma doença cerebral, segundo comunicado oficial do zoo de Berlim (Alemanha), onde ele vivia desde o seu nascimento, há quatro anos. “Os primeiros resultados da necrópsia apontam para significativas alterações cerebrais, o que poderá explicar a morte inesperada do urso Knut. Os patologistas não encontraram qualquer alteração em outros órgãos”, afirma o comunicado.

Os resultados ainda são preliminares. O Instituto Leibniz irá demorar ainda alguns dias até concluir os testes bacteriológicos e dos tecidos dos órgãos do urso. O Zoo de Berlim prometeu tornar pública a conclusão final da necrópsia. Knut morreu no sábado (20) aparentemente após uma crise epiléptica diante de cerca de 600 pessoas, como noticiado na ANDA.

A AFP adianta que os serviços postais alemães vão emitir selos em homenagem a Knut e as lembrança relacionadas com ele tornaram-se um autêntico negócio. A exploração da imagem de Knut rendeu em apenas quatro anos, mais de cinco milhões de euros para o zoo de Berlim. Como a cobiça humana não tem limites, o Jardim Zoológico de Neumuenter reinvindicou uma parte desses lucros, argumentando que tinha emprestado ao zoo de Berlim o pai de Knut, Lars.

O presidente da Federação alemã do Bem-Estar Animal, Wolfgang Apel, afirmou que o Zoo de Berlim estava demasiado ansioso para que Knut acasalasse. Mas partilhar o seu espaço com três fêmeas (incluindo a mãe, Tora) era “puro stress”, uma vez que os ursos polares estão habituados a viver isolados no seu estado selvagem.

O Zoo de Berlim irá erguer um monumento em homenagem a Knut, disse Thomas Ziolko, presidente dos Amigos do Zoo de Berlim. “Knut continuará a viver no coração de muitos visitantes, mas é importante construir um memorial para as gerações futuras para preservar a memória deste animal com uma personalidade única”, afirmou.

Nota da Redação: Reafirmamos a nota anterior e repetimos aqui: Triste vida e triste morte de Knut.

Você viu?

Ir para o topo