EnglishEspañolPortuguês

Centro de Triagem de Animais Silvestres de Rondônia é o mais moderno do Brasil

3 de fevereiro de 2011
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/Rondoniaovivo

O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Rondônia, considerado o mais avançado do Brasil em tecnologia e infraestrutura pelo Ibama, abriga mais de 100 animais feridos e recolhidos em todo o Estado. Em atendimento a uma das condicionantes da Licença de Instalação da usina hidrelétrica Santo Antônio, o Cetas foi construído pela Santo Antônio Energia, concessionária responsável pela implantação e futura operação do empreendimento.

“Nosso objetivo é tratar dos animais resgatados pela empresa na área do futuro reservatório. Ao mesmo tempo, o Cetas também recebe espécies recolhidas pelo Ibama em todo o Estado por maus-tratos. O local está sendo aparelhado com  equipamentos modernos, instalações adequadas e profissionais especializados, o que permite um diagnóstico preciso dos animais machucados, assim como uma recuperação mais rápida”, explica o biólogo e coordenador de Sustentabilidade do Meio Biótico da Santo Antônio Energia, Aloísio Ferreira.

Foto: Reprodução/Rondoniaovivo

O trabalho de resgate é realizado por equipes de campo formadas por biólogos e auxiliares devidamente treinados e capacitados, que vão em busca de animais nas áreas do canteiro de obras e reservatório durante as atividades de supressão vegetal. Na maioria das vezes, os bichos encontrados se perderam de seus bandos, apresentam lesão ou têm movimentação lenta, como é o caso das preguiças. Uma vez encontrados, são levados para a Base de Apoio ao Regate de Fauna, localizadas próximas às áreas de busca, onde são examinados por veterinários. Caso não tenham nenhum tipo de fratura, são marcados para controles futuros e devolvidos à natureza em áreas de soltura previamente estabelecidas. No entanto, quando esses animais apresentam algum comprometimento de saúde, são encaminhados ao Cetas para receber o tratamento adequado e, quando curados, são levados para as áreas de soltura.

Os diferenciais deste Cetas para os demais em todo o País são, justamente, as ferramentas de última geração disponibilizadas para os tratamentos veterinários e os recintos com ambientação apropriada de acordo com o habitat de cada espécie. Esses recintos visam reproduzir o comportamento natural dos animais com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos mesmos, facilitar sua reintrodução de volta à vida livre, propiciar a interação com outros membros de mesma espécie, assim como diminuir o tempo ocioso e o estresse.

Para tanto, a Santo Antônio Energia incrementou a infraestrutura do local com Laboratório de Sanidade Animal, no qual serão realizados exames e diagnósticos de doenças dos animais antes da soltura; quarentena climatizada, para garantir o isolamento adequado e a blindagem preventiva de contaminação de outros animais e das pessoas que trabalham no centro; sala de recinto Raio X para diagnóstico de fraturas; viveiros para treinamento de vôo das aves antes da soltura na natureza; recinto especial e bem reforçado para felinos; e um alojamento paratécnicos, pesquisadores e funcionários.

A alimentação é adequada para cada um dos animais e favorece a rápida recuperação por meio de uma dieta balanceada desenvolvida pela equipe de biólogos e veterinários.

Em dezembro de 2011, quando a hidrelétrica entrar em operação, o trabalho de resgate de fauna estará finalizado. A partir daí, a administração do Centro de Triagem ficará sob responsabilidade do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), pois até lá a concessionária exercerá esta função.

Mais informações: www.santoantonioenergia.com.br

Fonte: Rondoniaovivo

Você viu?

Ir para o topo