Deputado exige a retirada de papagaios explorados em exposição de "arte"


(da Redação)

Após receber inúmeras denúncias de Organizações Não Governamentais de Proteção Animal, o vice-líder do PSDB na Câmara, deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP) solicitou nesta quinta-feira (20) a retirada imediata de um casal de papagaios expostos no Museu Nacional da República, em Brasília.

As aves compõem uma ala da exposição em homenagem ao artista carioca Hélio Oiticica, denominada “Museu é o Mundo”. Os animais estão numa espécie de viveiro artificial cercado (foto), em condições ambientais impróprias, iluminação inadequada, ambiente escuro, ar condicionado intenso e barulho excessivo.

Estresse desnecessário

Em ofício enviado ao Presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Américo Ribeiro, e ao Superintendente do órgão no Distrito Federal, Luiz Nunes, Tripoli argumenta que as aves estão expostas a estímulos permanentes, o que causa um “nítido estresse”. Segundo o parlamentar paulista, tal situação provoca sofrimento aos papagaios, que estão em ambiente hostil e com grande circulação de pessoas.

No documento, Tripoli ressaltou que a exposição foi proibida pela 8ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, em outubro do ano passado. O parlamentar também argumentou que a Constituição Federal impõe proteção à fauna e à flora, proibindo qualquer prática que coloque em risco ou submetam os animais à crueldade.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

CALIFÓRNIA

ANGÚSTIA

COMPANHIA

VIOLÊNCIA INJUSTIFICADA

ASSASSINATO BRUTAL

EXEMPLO

AGROPECUÁRIA

POVOS ORIGINÁRIOS

FINAL FELIZ


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>