EnglishEspañolPortuguês

Apesar da proibição no Rio, exposição de Oiticica volta a explorar papagaios em Brasília

17 de janeiro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

Por Lobo Pasolini (da Redação)

Mais uma vez um espaço dedicado à arte e cultura entra em conflito com os direitos animais. Porém desta vez trata-se de um caso reciclado já que os animais em questão são os papagaios da exposição em homenagem ao artista  carioca Hélio Oiticica, morto em 1980,que causou problemas no Rio de Janeiro no ano passado.

Na ocasião, o desembargador Luiz Felipe Francisco cassou a liminar que havia sido concedida para a exploração dos papagaios na exposição Hélio Oiticica – Museu é o Mundo realizada no Paço Imperial. Ele explicou que os animais sofreriam pois estavam expostos em ambiente hostil com grande circulação de pessoas.

O mesmo se repete em Brasília, onde a exposição em cartaz no Museu Nacional Honestino Guimarães segue até 20 de fevereiro antes de seguir para Belém. Segundo a Dra. Ana Junqueira da WSPA, que averiguou a denúncia, em Brasília as aves se encontram em condições ambientais impróprias, iluminação adequada, ambiente escuro com  holofotes, ar condicionado intenso (os animais estavam com as penas arrepiadas durante a visita) e som alto. Eles estão expostos a estímulos permanentes, o que provoca um estresse nítido.

Parte da exposição que está expondo papagaios em meio à poluição sonora e a um ambiente de iluminação inadequada para os animais. Foto: divulgação

Enquanto o Ibama for conivente com esse tipo de exploração (como é neste caso) nos resta protestar e deixar bem claro que animal não é brinquedo e nem elemento de cena. Independente das condições em que o animal é exposto, a idéia de expô-los (=confiná-los) conflita com seu direito mais básico de ser livre.

Contatos para protesto:

Américo Ribeiro Tunes
Presidente do IBAMA substituto e Diretor da DBFlo – Diretoria de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas
[email protected]

[email protected]

Nedir Camilo de Oliveira Ferreira
Chefe de Gabinete

nedir.ferreira@ibama.gov.br

Vitória Maria Bulbol Coelho
Assessora do Presidente

[email protected]

Clemeson José Pinheiro da Silva

Coordenador-geral de Autorização de Uso e Gestão de Fauna e Recursos Pesqueiros

[email protected]

Vitor Hugo Cantarelli
Coordenador de Gestão do Uso de Espécies de Fauna 
[email protected]

Luiz Eduardo Nunes
Superintendente do IBAMA no Distrito Federal
[email protected]

Denúncia do IBAMA Linha Verde
[email protected]

Você viu?

Ir para o topo