EnglishEspañolPortuguês

Raposa é flagrada caminhando no centro de Berlim

14 de janeiro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Foto: Jörg Carstensen/AFP

A invasão humana, com a expansão urbana, aos habitats naturais dos animais está causando graves problemas a muitas espécies. Sem florestas, sem alimentos, animais estão buscando na cidade comida e refúgio.

Muitos deles acabam sendo atropelados ou mortos por pessoas que sentem ameaçadas. No dia 09 de janeiro passado, um leopardo foi morto na Índia por ter entrado na área urbana. O mesmo triste e trágico destino teve recentemente uma ursa no Japão que em busca de alimentos para os filhotes foi covardemente assassinada por caçadores.

Desta vez uma raposa foi flagrada, nesta sexta-feira (14), caminhando no centro da cidade de Berlim, na Alemanha. Sem que recebesse qualquer ajuda, ela circulava por entre os carros.

Nota da Redação: Reproduzimos aqui as últimas frases da Carta do “Chefe Seattle” que em 1854 respondeu ao então presidente dos Estados Unidos sobre uma consulta para que os índios entregassem uma grande área do território deles para que construíssem uma linha férrea. A carta-resposta é considerada uma das declarações mais belas e profundas já feitas sobre o meio-ambiente. E o trecho final, cabe bem nesta matéria:

“Onde está o bosque?
Desapareceu.
Onde está a águia?
Desapareceu.
É o fim da vida e o começo da sobrevivência.”

Você viu?

Ir para o topo