EnglishEspañolPortuguês

Noruega se torna o primeiro país a banir o uso de peles durante evento da “Fashion Week”

14 de dezembro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Por Camila Arvoredo  (da Redação)

Foto: Reprodução/This Dish is Veg

A cidade que abriga o evento que premia o prêmio Nobel da paz todos os anos deu um passo à frente, tornando o mundo melhor para os animais, afirma o blog ThisDish is Veg. Não haverá mais peles nas passarelas da Fashion Week de Oslo em fevereiro, tornando a Noruega o primeiro país a banir o uso de peles no evento.

A proibição foi uma resposta aos inumeráveis protestos antiuso de peles em novembro pelo grupo de direitos dos animais NOAH. A organização também coletou assinaturas de mais de 200 estilistas, modelos, fotógrafos e outros membros da indústria da moda norueguesa, a qual se recusa a trabalhar com peles.

“Foi uma escolha natural para nós”, diz Paul Vasbotten, gerente geral da Fashion Week de Oslo. “Nós estamos fazendo isso para aumentar os valores éticos dentro da moda.”

Um dos estilistas noruegueses mais famosos, Fam Ivoll, o qual usava peles em seus modelos, também é um dos apoiadores da proibição.

Em novembro, os noruegueses ficaram chocados quando imagens de animais doentes, engaiolados e machucados, pertencentes às fazendas de peles, foram mostradas na TV local. Vários partidos políticos pediram que as peles fossem banidas. O governo atual advertiu que as fazendas de peles devem melhorar as condições dos animais ou enfrentar sanções. As fazendas terão seis meses para protestar.

Você viu?

Ir para o topo