EnglishEspañolPortuguês

Nova espécie de morcego encontrada no Equador

22 de novembro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Enric Vives-Rubio

Uma nova espécie de morcego foi identificada nas encostas montanhosas dos Andes, no Noroeste do Equador. O pequeno animal pesa apenas 3,5 gramas, segundo os investigadores responsáveis pela descoberta.

De acordo com o jornal El Informador, o primeiro espécime deste morcego, designado Myotis diminutus, foi recolhido da natureza há mais de 30 anos, mas só agora os pesquisadores confirmaram que trata-se de uma nova espécie distinta, segundo a BBC.

A sua discrição detalhada foi publicada na revista Mammalian Biology. Mas os biólogos salientam que ainda não sabem sobre a história natural deste morcego. “Infelizmente, as perspectivas de saber mais sobre a espécie são fracas”, de acordo com declaração dada à revista, porque o seu habitat tem um “futuro incerto”.

Os pesquisadores lembram que as florestas tropicais da região Oeste do Equador, onde o morcego foi encontrado, estão ameaçadas, principalmente devido à desflorestação para fins agrícolas, principalmente para plantações de óleo de palma e banana. O morcego foi encontrado em uma reserva protegida privada, Rio Palenque Scientific Center, com cerca de 200 hectares. Segundo os autores do artigo, o “Myotis diminutus é a quinta nova espécie de mamífero descrita nesta área nas últimas décadas”.

Das mais de cem espécies de Myotis identificadas no planeta, seis vivem no Equador. Em Portugal existem sete: Morcego de Bechstein (Myotis bechsteinii), Morcego-rato-pequeno (Myotis blythii), Morcego-de-água (Myotis daubentonii), Morcego-lanudo (Myotis emarginatus), Morcego-rato-grande (Myotis myotis), Morcego-de-bigodes (Myotis mystacinus) e Morcego-de-franja (Myotis nattereri).

Neste ano foi descoberta uma nova espécie de morcego na ilha da Nova Guiné, o Syconycteris sp. nov, que se alimenta de néctar das florestas tropicais.

Fonte: Ecosfera

Você viu?

Ir para o topo