EnglishEspañolPortuguês

Mamífero raro com escamas é ameaçado por medicina chinesa

1 de novembro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+
Fotos: © WWF-Malaysia /Lau Ching Fong e Stephen Hogg

Dados sobre o tráfico de animais da ilha asiática de Bornéu, mostram que 22 mil Sunda pangolins, ou tamanduás espinhosos, foram capturados entre maio de 2007 e dezembro de 2008. E cerca de uma tonelada de suas escamas foram exportadas.

Foto: Piekfrosch

Enquanto isso, a polícia local apreendeu apenas 654 pangolins transportados entre 2001 e 2008. A espécie está seriamente ameaçada, de acordo com a União Internacional pela Conservação da Natureza.

Os pangolins são os únicos mamíferos com escamas conhecidos. E justamente por causa de sua cobertura incomum, são tão ameaçados.

As escamas são moídas e transformadas em amuletos para serem usados pelos doentes. Além disso, a carne do mamífero também “traria benefícios à saúde”, de acordo com a perversa e cruel tradição chinesa.

As populações das oito espécies de pangolins estão correndo risco de extinção, por isso sua exportação é proibida desde 2000. Autoridades ambientais acreditam que a China seja o principal destino dos animais e suas escamas.

E não há muita perspectiva para o fim do tráfico. Já que a polícia ambiental local tem poucos recursos para fiscalizar a floresta.

Com informações da Revista Galileu

Você viu?

Ir para o topo