EnglishEspañolPortuguês

Ibama recolhe 50 animais do zoo de Niterói (RJ)

18 de outubro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) recolhem, nesta segunda-feira (18), cerca de 50 animais do Jardim Zoológico de Niterói (Zoonit), na Região Metropolitana do Rio. De acordo com o Ibama, após uma vistoria técnica, foi constatado que os animais estão em recintos inadequados. No entanto, a diretora da instituição, Giselda Candiotto, alega que está apenas com os relatórios de 2008 e 2009 (de entrada, saída, estado de saúde e óbito dos animais) atrasados.

De acordo com o Ibama, o Zoonit não cumpriu os itens do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para a construção de novos recintos. Giselda diz que as obras estão em andamento, mas que por falta de recursos, precisa de mais tempo para concluir o trabalho. O Ibama informou também que esta é a segunda vez que animais são recolhidos da instituição.

“Já fizemos 70% das obras. Mas todos sabem que temos dificuldade para obter recursos. Por isso, vamos pedir na Justiça um prazo maior para concluir os 30% do trabalho restante. O Ibama quer tirar os animais do Zoonit para levar para outros zoológicos em outros municípios. E só se interessam por animais mais raros, que atraem o público, como a ararajuba e a tartaruga da Amazônia”, disse Giselda.

O advogado do Zoonit, Dídimo Monteiro, informou que também vai entrar com um pedido na Justiça Federal para quer seja concedido um prazo maior para que a direção possa concluir os relatórios sobre a situação dos 520 animais abrigados no local.

Zoológico impede retirada de 520 animais pelo Ibama no RJ

A direção do Zoológico de Niterói (RJ) impediu, nesta segunda-feira, que o fiscais do Ibama retirassem 520 animais do local. Segundo o órgão, os animais são mal tratados e precisam ser levados para outras unidades. Toda a operação foi acompanhada por policiais federais.

De acordo com a diretora do zoológico, Gizelda Candiotto, os animais não podem deixar a unidade pois alguns não apresentam boas condições de saúde e outros estão no período de reprodução. Giselda ainda tenta na Justiça impetrar recurso contra a decisão de remover os animais.

Fonte: Terra e G1

Nota da Redação: Nenhum zoológico pode ser considerado adequado aos animais. Por mais que se façam melhorias no ambiente em que vivem confinados, eles continuarão sofrendo longe de seus habitats naturais e sendo violentados em seus direitos fundamentais à liberdade e a uma vida digna.

Você viu?

Ir para o topo