EnglishEspañolPortuguês

Baleia chama a atenção no litoral do ES

11 de setembro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Uma baleia-franca que está passando pelo litoral do Espírito Santo chamou a atenção de banhistas em Guarapari, na manhã deste sábado (11). O animal está sendo monitorado pelo Instituto Orca, uma organização não governamental de pesquisa e monitoramento de mamíferos marinhos, desde a sexta-feira (10).

“As pessoas ficaram assustadas vendo o animal passando muito perto da costa, mas a informação que temos é deque ela não encalhou. Até porque não é comum essa espécie encalhar”, explicou Laila Medeiros, bióloga do Instituto Orca.

Além de monitorar a baleia-franca, os biólogos do instituto também estão às voltas com os cuidados com pinguins que aparecem no litoral capixaba nesta época do ano. Só neste sábado, foram resgatados dois pinguins e há uma terceira ocorrência.

Até o momento, a ONG recebeu mais de 100 pinguins somente este ano. Segundo a bióloga, cerca de metade deles não conseguiu sobreviver por ter chegado em péssimas condições de saúde.

Depois de tratadas, as aves são encaminhadas para o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (Cram), no Rio Grande do Sul, que reúne todos os pinguins localizados na costa brasileira e solta os animais em alto-mar. “Eles precisam pegar a corrente das Malvinas e no sul do país é mais fácil que tenham sucesso”, diz Laila.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo