EnglishEspañolPortuguês

Fique atento aos sinais de alerta na saúde do seu animal

7 de agosto de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Se o seu animal de estimação está apático, não responde aos seus chamados, ou está sofrendo com alguma dor, vômitos ou diarréia, é bom redobrar a atenção e procurar o auxílio veterinário. Esses sintomas podem identificar que o animal esteja com alguma doença, que caso seja tratada precocemente poderá evitar agravantes para a saúde dele.

O veterinário e diretor do Centro de Controle de Zoonoses de Natal, Diógenes Soares da Silva, explica que é necessário ter uma guarda responsável quando se cria um animal doméstico. “Hoje, graças aos recursos da veterinária, esses animais podem viver até 15 anos, mas é preciso ter cuidados da alimentação, vacinas preventivas e observar qualquer alteração sintomática”, afirmou.

A farmacêutica Suerda Maria de Azevedo, cria há 12 anos uma cadela da raça poodle, batizada de Sasha, sem descuidar de sua saúde. “Eu observo sempre que ela tem alguma reação diferente, quando está desanimada ou vomitando muito, levo de imediato ao veterinário”. Sasha já passou por operação de cesariana e teve problemas alérgicos. “Sempre fico atenta às vacinas e alimentação dela. Com frequência levo à clínica para tratar da saúde da minha cadelinha”, disse Suerda.

Perigo

O veterinário também adverte que medicar o animal por conta própria deve ser evitado. “Assim como para a gente, os animais também podem ser muito sensíveis a determinadas medicações e chegar até o óbito, no caso de gatos principalmente, se ingerirem remédios indevidos. A orientação veterinária é essencial”, afirmou Diógenes.

Fonte: Diário de Natal

Você viu?

Ir para o topo