EnglishEspañolPortuguês

Estresse causado pelo confinamento faz panda matar filhote em zoo

6 de julho de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Uma panda do Zoológico de Pequim matou, acidentalmente, seu filhote que tinha nascido 20 horas antes, em incidente que alguns especialistas atribuem ao estresse que sofre a espécie quando vive em cativeiro, informa nesta terça-feira, 6, a imprensa oficial.

A panda, de nome Ying Hua, com sete anos de idade, asfixiou a cria ao exercer muita força com sua cabeça sobre ela, relatou o porta-voz do zoo pequinês, Ye Mingxia, em declarações ao oficial Global Times. “Os tratadores escutaram o filhote gritar de manhã, mas, quando foram ver o que se passava, já era muito tarde”, contou Ye.

Especialistas citados pelo Global Times assinalaram que o estranho comportamento da mãe poderia serdecorrente do fato de que ela vive em cativeiro, e por isso sofre estresse.

“O confinamento, a interferência do ser humano e a luz artificial podem submeter um panda a muito estresse”, destacou a veterinária Kati Loeffler, do Fundo Internacional para o Bem-estar dos Animais, em declarações ao jornal chinês.

O panda é um dos animais em maior perigo de extinção do mundo, devido à dificuldade para se reproduzir (problema derivado da perda de habitat e da consequente endogamia, o acasalamento entre animais com laços sanguíneos).

Atualmente há apenas 1,6 mil pandas em liberdade, nas florestas de montanha das províncias ocidentais chinesasde Sichuan, Gansu e Shaanxi.

Com informações de EFE

Nota da Redação: Assim como a panda, todas as espécies que são mantidas em cativeiro sofrem os mais variados problemas de saúde física e mental. Os zoos são prisões para inocentes animais, não são entretenimento, são apenas espaços para a exposição da crueldade e da falta de consciência humanas.

Você viu?

Ir para o topo