EnglishEspañolPortuguês

Dezenas de animais vítimas do derramamento de óleo chegam ao centro de reabilitação de Fort Jackson

7 de junho de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Giovanna Chinellato (da Redação)

Esta é provavelmente apenas a ponta do iceberg. Sessenta e seis pássaros cobertos de óleo chegando ao centro de reabilitação de animais, em Fort Jackson, Louisiana, na quinta (3) à noite e mais 13 na sexta-feira de manhã. Cientistas estimam que haja milhares de vítimas do derramamento de óleo, mas provavelmente não tão “sortudos” quanto os 79 sendo ajudados em Fort Jackson.

imagem de uma ave coberta de óleo
Foto: Reprodução/AP

Na quinta, 29 pelicanos, 15 gaivotas e uma garça foram trazidos. Eles foram transportados de helicóptero para um centro de reabilitação em Fort Jackson, onde os pássaros serão colocados em canis de cachorro. A maior parte deles não conseguia sequer parar em pé. Os trabalhadores começaram a cuidar cautelosamente dos recém-chegados administrando-lhes soro, alimentando-os e gentilmente lavando e separando suas penas. Lâmpadas de calor foram colocadas perto das gaiolas para aquecê-los, já que o óleo impede que os pássaros consigam regular suas temperaturas corporais. Os pássaros se amontoaram juntos e o cheiro de químicos tóxicos impregnava o ar. Os trabalhadores estavam usando luvas protetoras e roupas especiais.

Na sexta de manhã, outros 13 pássaros chegaram. Levou aproximadamente uma hora para limpar cada pássaro. Sobreviventes mais antigos receberam os cuidados finais para serem libertados.

Pássaros mortos foram trazidos também, e o serviço veterinário da US Fish and Wildlife tem investigado quais animais morreram por causa do derrame de óleo. Um golfinho morto foi encontrado na praia de Queen Bess Island.

De acordo com Doug Inkley, um biólogo certificado da vida selvagem especializado em ecologia e preservação da vida selvagem para a National Wildlife Federation, disse: “Os pelicanos estão com problemas sérios”. Ele explicou que os pássaros acabaram de sair da lista de espécies ameaçadas, e o resultado do derramamento de óleo pode ser devastador para a população. Os pelicanos irão comer peixes contaminados, e os resíduos de óleo têm propriedades cancerígenas que matarão os embriãos dos ovos de pelicanos. O pássaro-símbolo da Louisiana, retratado na bandeira do estado, pode ser completamente exterminado com a tragédia.

Vários outros pássaros estão morrendo também, mas vidas perdidas talvez nunca sejam contadas. Para os pássaros escondidos quietos em pântanos como a saracura-matraca, pardal-do-mar e patos do gênero Anas fulvigula, o resgate é praticamente um sonho impossível.

Se você quiser ajudar, a melhor maneira sugerida é fazer doações para uma ou mais organizações envolvidas no resgate de animais e pássaros. Os trabalhadores precisam de treinamento especializado em resgate de animais, assim como em lidar com químicos.

Aqui estão algumas organizações que você talvez se interesse em conhecer e doar:

The Audubon Society
Tri-State Bird Rescue and Research

International Bird Rescue Research Center

 

Fonte: Examiner

Você viu?

Ir para o topo