EnglishEspañolPortuguês

Falcão-peregrino é cortado por linha de cerol e não poderá mais voar

28 de abril de 2010
1 min. de leitura
A-
A+


Foto: Paulo Maia/S.O.S. Aves


Um falcão-peregrino foi ferido por uma linha de pipa com cerol no fim de semana no Morro do Vidigal, Zona Sul do Rio. A ave, uma espécie rara, originária da América do Norte, foi encontrada por um morador próximo à Associação de Moradores do Vidigal e estava visivelmente abatida.

O diagnóstico dos veterinários é muito desfavorável para o bicho: ele está condenado a viver o resto dos seus dias em cativeiro porque não poderá voar mais. O falcão teve um corte profundo na asa direita, o que provocou a perda do patágio – membrana que liga os flancos às patas e faz o animal voar.

A ave foi recolhida pela ONG S.O.S Aves e agora terá que se reproduzir em viveiro. De acordo com o diretor-presidente da ONG, Paulo Maia, o resgate foi emocionante. “Na hora que eu cheguei ao lugar percebi que a ave estava muito machucada. Infelizmente ela não poderá mais voar, foi um resgate emocionante”, relatou.

Paulo também explicou o real motivo que fez a ave ficar perto do Morro do Vidigal. “No morro há uma fêmea desta espécie, então o falcão estava atrás dela. Ele é considerado o príncipe das aves de caça”, disse. De acordo com ele, a ave continuará na ONG, sob cuidados profissionais.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo