EnglishEspañolPortuguês

Terça Ecológica em Porto Alegre debate o envenenamento dos mares

30 de março de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

“O envenenamento dos Mares – Relatos e Experiências do Sea Shepherd” é o tema da primeira Terça Ecológica de 2010. Promovida pelo Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ/RS), com apoio da EcoAgência Solidária de Notícias ambientais e do Instituto Goethe – Porto Alegre, o evento terá como palestrantes os integrantes do Instituto Sea Shepherd Brasil, biólogo Wendel Estol, diretor técnico voluntário, e Cristiano Pachedo, diretor jurídico voluntário da entidade. O evento ocorre no dia 6 de abril (terça-feira), das 19h às 21h, no auditório do Instituto Goethe, avenida 24 de Outubro, 112, Bairro Independência – Porto Alegre/RS.

Wendel Stol vai abordar o tema cenário de petróleo e como isso afeta a biodiversidade no Brasil. Já o diretor jurídico Cristiano Pacheco, que também é diretor executivo do Instituto Justiça Ambiental (IJA), vai falar sobre o processo judicial tombado pelo Patrimônio Histórico do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, movido contra uma empresa pesqueira de arrasto ilegal, além da relevância das iniciativas da sociedade civil organizada como mecanismo regulador de práticas ambientalmente corretas no setor pesqueiro. Cristiano também comentará a operação “Furacão Silencioso” em defesa dos golfinhos no Amapá e a campanha internacional em defesa dos tubarões, que resultou em uma ação judicial movida na cidade de Rio Grande/RS.

Fundado no final da década de 1970 pelo capitão Paul Watson, o Sea Shepherd – Guardiões do Mar vem se notabilizando pela luta contra a pesca ilegal e a poluição dos mares. O Japão tem sido um dos principais alvos da ONG ambientalista pela caça ilegal de baleias. A Comissão Internacional Baleeira (CIB) apresentou um levantamento, segundo o qual, entre os anos de 2000 e 2008, os japoneses mataram quase 7 mil baleias, incluindo espécies que correm risco de extinção.

Terça Ecológica é um evento mensal do NEJ/RS, com apoio da EcoAgência e Instituto Goethe, realizado desde 1994, que reúne especialistas em determinado tema ambiental para debates abertos ao público.

Serviço:

Terça Ecológica: O Envenenamento dos Mares – Relatos e Experiências do Sea Shepherd
Data: 6 de abril de 2010
Horário: 19h às 21h
Local: Instituto Goethe, na avenida 24 de outubro, 112, Bairro Independência, em Porto Alegre
Entrada Franca
Promoção: Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ/RS)
Apoio:  Instituto Goethe – Porto Alegre.

Fonte: EcoAgência

Você viu?

Ir para o topo