EnglishEspañolPortuguês

Incontinência urinária é comum em animais idosos

14 de março de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Se o seu cão ou gato quando dorme ou anda pela casa deixa pequenos rastros de urina é bom ficar de olho. Visto com frequência em humanos idosos, a incontinência urinária também atinge os bichos e acaba levando-os a desenvolver infecções do trato urinário.

O problema é mais comum em cadelas mais velhas, castradas e acima de 20 quilos. E aqueles que sofreram alguma lesão na coluna, por atropelamento, por exemplo, também estão na lista, já que vértebras lombares influenciam no tônus da bexiga, explica a veterinária Maria Cristina Nobre Castro.

Muitos tutores só descobrem a incontinência urinária quando o animal já apresenta sintomas de infecção, isto é, quando o quadro está bastante avançado. Por isso, Maria Cristina, que também é pesquisadora da Universidade Federal Fluminense, ressalta a importância de uma consulta anual para bichos idosos, mesmo que eles pareçam estar saudáveis.

Os tratamentos médicos podem ir desde remédios para melhorar a musculatura da bexiga do animal até acupuntura e fisioterapia. Fraldas específicas também farão parte da rotina do animal.

O bicho pode até estranhar no início, mas acaba se acostumando com a fraldinha, que deve ser trocada de três a quatro vezes por dia. É a melhor ajuda, já que, com a incontinência, o animal não tem noção que está perdendo urina e não terá tempo de procurar o jornal ou tapete higiênico.

Fonte: Extra OnLine

Você viu?

Ir para o topo