EnglishEspañolPortuguês

Fantástico comete três erros com chimpanzé da novela

23 de novembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Por Fátima Chuecco  (da Redação)

O Fantástico apresentado no primeiro domingo deste mês conseguiu dar três informações erradas sobre Chico que, na verdade, é uma chimpanzé (fêmea) do Zoo de SP.

Primeiro chamou-a de “macaca” – sendo que, tratando-se de um primata sem rabo, não poderia ser chamado assim. Gorilas, chimpanzés, orangotangos e humanos são todos grandes primatas. Macacos são os primatas que possuem rabo, como o sagui, o mico-leão-dourado e outros.

Segundo erro: a repórter Renata diz que os cientistas alegam que os demais animais não têm sentimentos. Isso não é verdade. Há cada vez mais pesquisas e cientistas afirmando e provando o contrário. A chimpanzé deu uma prova incontestável disso na novela ao beijar o ator sem qualquer ensaio. Ela compreendeu o sentimento que ele interpretava e quis retribuir carinho e conforto. Foi emotiva.

Por último, uma das atrizes da mesma novela diz que a chimpanzé tem patas. Então a atriz também tem, porque ambas são da mesma espécie: grandes primatas evoluídos, ou seja, que se utilizam de ferramentas e possuem sistemas sociais complexos com formação de família e hierarquia.

Todos já devem ter visto em documentários chimpanzés operando computador, se reconhecendo no espelho e com dotes artísticos como pintura. A maioria aprende rápido a linguagem dos sinais.

Assista aqui a um vídeo que mostra alguns dos sentimentos mais presentes nos chimpanzés e… em todos os grandes primatas.

Você viu?

Ir para o topo