EnglishEspañolPortuguês

Cadela cega que se perdeu de casa volta depois de 18 meses

17 de novembro de 2009
3 min. de leitura
A-
A+

Por Karina Ramos (da Redação)

Hattie Yeager diz que parece um desses episódios do Animal Planet. Sua cadela Misty, da raça Cattle, está segura em casa, 18 meses após ter fugido.

Misty com o gatinho da família
Misty com o gatinho da família

“É incrível, simplesmente indescritível”, declarou a cidadã da cidade de Eugene, localizada no estado de Oregon (EUA). “É como achar que a sua velha amiga foi embora para sempre e depois tê-la de volta. É como ter uma segunda chance.”

Misty, carinhosamente apelidada de Mimi, ficou ao lado de Hattie durante 13 anos. Hattie a adotou enquanto morava em Fort Gordon, uma base militar em Augusta (Georgia). Já que ela não conseguia mais mais mantê-la na barraca do Exército, a enviou para a casa de uma amiga, indo frequentemente passar a noite lá para ficar com o animal.

Hattie dividiu os momentos da sua vida com Misty, tais como suas mudanças da Georgia para Washington e daí para Oregon, seu casamento e o nascimento de seus dois filhos.

Mas isso não foi nada comparado à jornada que a cadela enfrentou nos últimos 2 anos.

Em janeiro de 2008, a família de Hattie se mudou para uma casa na zona oeste de Eugene. Hattie, que estava grávida do seu terceiro filho na época, achou que o quintal fosse seguro.

Porém, a cadela de 13 anos de idade encontrou uma saída e escapou do quintal. Hattie e seus filhos ficaram com o coração partido.

“Em meu coração, sempre seguimos procurando”, disse ela.

Dois meses depois, ela teve um pouco de esperança. Ela achou que tinha localizado Misty em uma notícia do Serviço Animal de Lane County. Porém, quando seu marido chegou ao abrigo, o animal não estava mais lá.

O diretor do abrigo, John Howard, disse que, sem um número de registro, não tinha como saber se Misty esteve no abrigo. Mas para Hattie este foi o primeiro sinal de que sua estimada companheira estava viva.

Sem Hattie saber, Misty acabou sendo encontrada perambulando pela Rodovia 34, perto de Corvallis naquele mês de abril. A Sociedade Humanitária de Heartland contatou a rede de adoção de animais, com base na cidade de Philomath, para encontrar uma lar para a cadelinha.

A essa altura, Misty já havia perdido a visão devido a uma atrofia retiniana progressiva, uma doença genética que ocorre em cães de sua raça.

“Por causa dessa deficiência visual, percebemos que, provavelmente, teríamos que ficar com ela para sempre. Um animal assim precisa de cuidados até o fim de sua vida”, disse Linda Watkins, uma voluntária da rede de adoção de animais.

Linda encontrou um lar adotivo para Misty em Klamath Falls, onde ela morou até o último outono.

Mas foi aí que Hattie conheceu o website petfinder.com, que disponibiliza fotos de animais para adoção.

“Quando demos o primeiro clique, ela foi o primeiro animal que apareceu”, disse Hattie.

O animal na foto, agora chamado de Iris, tinha o pelo mais acinzentado, mas Hattie estava 98% certa de que era sua cadela. Ela trocou e-mails com Linda antes de dirigir até Klamath Falls para ver o animal. E foi chegando lá que ela teve certeza.

“Assim que a vi, tive certeza. Tudo era igual a Misty. Quando você coça suas costas, ela corresponde.”

Para Linda, essa foi a primeira vez que isso aconteceu em seus 10 anos de resgate.

A Rede de Adoção de Animais é uma organização de resgate que tenta encontrar novos lares para cães. Então Hattie teve que preencher um formulário de 3 páginas para poder levar Misty de volta. Um voluntário também visitou sua casa.

Misty então voltou para casa no início de novembro.

“Não sei por quanto tempo ela ainda viverá. Mas falei para o meu marido logo na primeira noite que, mesmo que eu cuidasse dela só por mais um dia, já valeria a pena, porque sentimos muito a falta dela.”

Fonte: Katu

Você viu?

Ir para o topo