EnglishEspañolPortuguês

Visitante inesperado aparece em Bandeirantes (PR)

15 de novembro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Um filhote fêmeo de lobo-guará, com aproximadamente 40 dias, foi trazido pela Polícia Ambiental para o estande da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, instalado na feira de serviços Paraná em Ação em Bandeirantes. O filhote, já batizado de Cibele, foi resgatado ao meio dia sábado (14), depois que sua mãe foi atropelada na BR-369, entre Santa Mariana e Bandeirantes.

O lobo-guará está na lista dos animais em extinção, e devem restar entre 180 e 200 espécimes no Brasil. “Ele é típico da região Sul e aqui no Paraná sua população já foi bem considerável”, explicou o Ouvidor da Sema, José Dionir Zeco Paz. “A caça e o desmatamento desenfreado, não só no Paraná, mas no país todo, colocou a espécie em risco”, disse Zeco.

Apesar de assustada, Cibele tomou uma mamadeira de leite de cabra e se acomodou no colo de Zeco.

O animal já foi encaminhado ao veterinário em Cornélio Procópio, onde será examinado, alimentado e tratado. O filhote vai permanecer sob a guarda da Polícia Ambiental até atingir idade para ser solto novamente em seu habitat.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente é um dos grandes parceiros do Paraná em Ação. As Oficinas de Aquecedor Solar, usando garrafas pet e embalagens de leite longa vida e a Oficina de confecção de bolsas e sacolas reaproveitando banners usados são muito procurados. A média de atendimento é de 100 sacolas e 40 aventais masculinos e femininos.

O aquecedor solar também faz muito sucesso e a procura para aprender a montá-lo também é grande.

Em todos os eventos, a Sema promove educação ambiental e a distribuição de mudas de árvores nativas para reposição da mata ciliar.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Você viu?

Ir para o topo