EnglishEspañolPortuguês

Pernambuco registra dois peixes-boi feridos em menos de quatro meses

6 de novembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+
peixe-boi-1
Imagem: Reprodução / TV Globo

Um exemplo de desrespeito à natureza. Em quatro meses, dois peixes-boi foram encontrados feridos no litoral nordestino. A última operação de resgate ocorreu na madrugada desta sexta-feira (6).

Em  Itamaracá, litoral norte de Pernambuco, o dia estava amanhecendo quando os técnicos do Projeto Peixe-Boi chegaram de Natal, no Rio Grande do Norte, depois de 5 horas e meia  e 350 quilômetros de estrada. Eles resgataram, em estado grave, um peixe-boi, animal extremamente ameaçado de extinção.

Batizado de Arthur, o animal foi ferido pela hélice de uma embarcação no último domingo (1º) e escapou por pouco.  “Ele estava com uma temperatura muito abaixo do normal, sem conseguir respirar e sem bater as nadadeiras de forma normal”, explica a veterinária Fernanda Niemeyer.

No litoral brasileiro restam apenas 500 peixes-boi. Para retirar Arthur do caminhão foram necessários oito tratadores e um guindaste. Trabalho paciente, feito por uma equipe empenhada. Afinal, foram estes mesmos tratadores que cuidaram de Arthur quando ele chegou ao Projeto Peixe-boi pela primeira vez.

A história do Arthur é a mais comum no Projeto. Ele foi encontrado ainda filhote, encalhado numa praia da Paraíba, bastante ferido. “Ele ingeriu alguns fios de náilon. Então a gente vai ter que observar o quadro dele para ver como vai evoluir”, comenta a veterinária.

O tratamento do animal inclui anti-inflamatórios e vitaminas. Apesar de grandalhão, o peixe-boi é muito vulnerável, dócil e curioso. Ele se aproxima das embarcações, o que aumenta o perigo. Desta vez foram nove cortes na cauda, sendo um bastante profundo.

Ainda não há previsão de quanto tempo vai demorar a recuperação do animal, mas, assim que isso correr, Arthur deve ser solto. Em 29 anos de existência do Projeto Peixe-boi, 23 animais foram devolvidos à natureza.

Fonte: Pe360graus

Você viu?

Ir para o topo