EnglishEspañolPortuguês

Alta mortandade de peixes no litoral de São Luís do Maranhão

11 de setembro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Peixes mortos estão aparecendo nas praias de São Luís. O fato tem chamado a atenção de banhistas e curiosos que frequentam a orla marítima. A principal suspeita é de que a morte dos peixes, de espécies ainda não identificadas, esteja ocorrendo por conta do despejo de esgotos in natura no mar.

Agentes de limpeza que fazem a varredura diariamente nas areias alegam que o fato não é recente e que, desde o começo até o fim da praia de São Marcos, é possível encontrar dezenas de peixes mortos que são levados pelo mar até a areia.

Apesar das suspeitas de os peixes estarem morrendo em razão dos índices de poluição, para outras pessoas está se tornando uma facilidade de alimento. É o caso de um adolescente que não quis se identificar. “Toda manhã eu tenho encontrado peixes mortos pela praia. Acredito que eles não estejam impróprios para o consumo apesar de esse fato não ser comum, e assim como eu outras pessoas também pegam. Observo o peixe, se tiver bom eu levo para casa”, disse levando alguns peixes nas mãos.

Assim como os peixes, banhistas também estão sendo alvos de micoses e fungos nos mares de São Luís. Caio Napolitano,26, analista de cobranças, alega que desde quando começou a praticar surf nas praias, há cinco anos, começou a perceber manchas pelo seu corpo nas regiões da perna e queixo. “Eu fui ao médico e ele me disse que era um fungo que some com o tempo, mas fico preocupado. Apesar das placas de interdição, tenho frequentado a praia apenas porque gosto de surfar. Outro problema é que quando saímos do mar sentimos coceiras pelo corpo.

A equipe de O Imparcial Online entrou em contato com o Ibama, que informou que a equipe responsável por animais marinhos se encontra em viagem a Urbano Santos, mas que assim que retornarem irão averiguar a morte de peixes na orla marítima de São Luís.

Fonte: TV Canal 13

Você viu?

Ir para o topo