EnglishEspañolPortuguês

Campanha de Vacinação Antirrábica começa amanhã

16 de agosto de 2009
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

De 17 de agosto a 17 de novembro a Secretaria de Estado de Saúde (SES) promove a Campanha de Vacinação Anti-rábica Canina e Felina de Mato Grosso do Sul. Contudo, o “Dia D” da campanha será em 26 de setembro.

As ações a serem executadas em cada um dos 78 municípios do Estado são de responsabilidade das Secretarias Municipais de Saúde; caberá à SES a orientação, monitoramento e suporte no que as secretaria tiverem necessidade.

As vacinas para imunização já chegaram ao Estado e estão sendo retiradas pelos municípios. O principal objetivo da campanha é manter em “zero” o número de casos de raiva humana em Mato Grosso do Sul. Além disso, os trabalhos visam:

controlar e eliminar os casos de raiva canina e felina no Estado;

desenvolver ações de controle e prevenção da raiva animal juntamente com o Paraguai e a Bolívia, com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal na fronteira;

supervisionar as ações de vacinação in lócus;

capacitar as equipes de saúde.

A estimativa da população canina no Estado é de 456.765 e a felina chega a 95.007 animais. A meta de vacinação estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar, no mínimo, 80% dos cães e gatos em todos os estados brasileiros. O último registro de caso de raiva humana em Mato Grosso do Sul foi em 1994, contudo, a vacinação dos animais é essencial, pois ainda existe circulação do vírus que provoca a doença.

Desde 2007 foi firmado um termo de cooperação mútua entre Brasil e Bolívia – especificamente devido à fronteira de Mato Grosso do Sul com a Província de German Busch – no qual técnicos da Organização Panamericana de Saúde participam como interlocutores com os técnicos dos Ministérios da Saúde dos dois países, da SES, do Departamento de Santa Cruz e dos municípios de Corumbá e da Província de German Busch nos aspectos para vigilância, prevenção e controle da raiva na fronteira.

No dia 5 de agosto, o Governo do Estado, por meio da SES, publicou no Diário Oficial do Estado os valores da campanha antirrábica deste ano: do total de R$ 166.541,51, o Estado vai investir R$ 136.938,04.

A Raiva

A Encefalite Viral Aguda, mais conhecida como “Raiva” é transmitida por mamíferos, que apresenta dois ciclos principais de transmissão: urbano e silvestre. O vírus rábico pertence ao gênero Lyssavirus, da família Rhabdoviridae.

O vírus penetra no organismo, atinge o sistema nervoso periférico e, posteriormente, o sistema nervoso central. A partir daí, dissemina-se para vários órgãos e glândulas salivares, onde também se replica e é eliminado pela saliva das pessoas ou dos animais enfermos. Qualquer mamífero pode adquirir a doença.

No Brasil a raiva vem reduzindo significativamente nos últimos seis anos, porém alguns municípios ainda apresentam raiva canina em centros urbanos. Para o controle efetivo é necessário realizar bloqueios de foco (em até, no máximo, 72 horas), manter altas coberturas vacinais caninas, retirar animais de rua, realizar o censo canino, educação em saúde, profilaxia adequada em tempo oportuno e garantir realização do esquema de vacinação completo.

Fonte: Jornal dia dia

Você viu?

Ir para o topo