EnglishEspañolPortuguês

Manifesto mundial pede um milhão de assinaturas pela conservação dos grandes símios

17 de junho de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Proteger as florestas para preservar a “casa” de gorilas, chimpanzés e bonobos – espécies em risco de desaparecer – é o objetivo do Manifesto pelos Grandes Símios e pela Natureza. O documento, que já recolheu 21.755 assinaturas, pretender reunir um milhão.

O manifesto, lançado em 4 de abril de 2008 em Neuchâtel (Suíça), salienta que as florestas tropicais estão desaparecendo a um ritmo acelerado, ao mesmo tempo que as últimas populações de grandes símios.

imagem de orangotango com filhote“Se não fizermos nada, gorilas, chimpanzés e bonobos vão desaparecer da vida selvagem em meados do século XXI”, disse Christophe Boesch, primatólogo do Max Planck Institute for Evolutionary Anthropology, em Leipzig. Para os orangotangos a situação é ainda mais grave. “Dentro de 20 anos podem só existir em jardins zoológicos”.

Para proteger estes animais “precisamos conservar as florestas tropicais, essenciais para o nosso planeta”, comentou Hedwige Boesch, da Wild Chimpanzee Foundation.

Assim, o manifesto pede aos líderes mundiais para implementar práticas de gestão florestal e mineira sustentáveis, proibir a importação de madeira tropical sem certificação, travar a caça ilegal aos grandes símios e implementar controles mais rigorosos para as empresas que trabalhem nas regiões tropicais.

imagem de gorilaA preocupação com o estado das populações desses animais levou as Nações Unidas a declararem 2009 como o Ano do Gorila. Em junho do ano passado, foi aprovada a Declaração de Frankfurt, onde 160 responsáveis de 20 países pediram à comunidade internacional e empresas para reduzirem as ameaças às populações selvagens de gorilas.

Fonte: Público

Você viu?

Ir para o topo