EnglishEspañolPortuguês

Cobra-cipó é resgatada na zona urbana de Ribeirão Preto (SP)

20 de setembro de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

Uma cobra-cipó foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros, na área central da cidade de Ribeirão Preto.

Duas irmãs andavam de moto pela rua Cerqueira César, quando a serpente caiu de uma árvore no cruzamento com a rua General Osório. Assustada, a motorista encostou e a cobra se enrolou no guidão do veículo.

O fato inusitado atraiu muitos curiosos. A serpente se soltou e, rapidamente, entrou em uma imobiliária. Deu muito trabalho, mas ela foi retirada em segurança e sem ferimentos.

Uma viatura dos bombeiros levou a cobra e a soltou novamente na natureza.

(Foto: Reprodução / Internet)
(Foto: Reprodução / Internet)

Sobre a espécie

A cobra-cipó, também conhecida como caninana-verde, é habitante da Mata Atlântica, sendo encontrada da Bahia até o Rio Grande do Sul. Vive também em algumas áreas da Argentina e do Uruguai.

Mede até 1,80 metro de comprimento, possui coloração verde, que serve como camuflagem, uma faixa mais clara sobre a coluna e a barriga é amarelada. Seu corpo é muito fino e é um animal muito ágil. Seus olhos são grandes e a cauda é longa. Não possui veneno. Quando ameaçada, tenta primeiro fugir e, em último caso, morder.

Tem hábitos diurnos, sendo muito ativa nas primeiras horas do dia. Movimenta-se com agilidade entre os galhos das árvores e também no solo. À noite, dorme no topo de árvores ou arbustos.

A cobra-cipó é ovípara, ou seja, bota ovos. A fêmea bota de cinco a 14 ovos. Os filhotes nascem independentes e já aptos a se alimentarem sozinhos.

Não é uma espécie ameaçada de extinção, mas sofre com o desmatamento, com o tráfico e com a caça.

Com informações de Ribeirão Preto Online

Você viu?

Ir para o topo