EnglishEspañolPortuguês

Cão que perdeu parte de mandíbula recebe alta no interior de SP

18 de dezembro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+

A cadela Laica, que perdeu parte da mandíbula ao ser agredida pelo tutor, recebeu alta esta semana do hospital veterinário em que estava internada em São José do Rio Preto (438 km de SP). Apesar disso, veterinários ainda estudam o melhor tratamento para ela.
Segundo a voluntária da ONG Ajudaa Renata Marcondes, a cadela está bem clinicamente e, por isso, foi encaminhada para a casa de um voluntário, que funciona como passagem –como é chamado o local em que o cão se recupera antes de ser encaminhado para a adoção.
Laica, no entanto, ainda se alimenta apenas de comidas pastosas. Para a recuperação da mandíbula fraturada, os veterinários analisam qual seria o melhor procedimento. A hipótese de cirurgia ainda não está descartada.
De acordo com Renata, cerca de 60 pessoas já entraram em contato com a ONG interessadas em adotar o animal. “A maior parte das pessoas interessadas nem são da região. Tem gente de São Paulo, Rio, Minas”, conta ela.
Muitas pessoas interessadas no estado de saúde de Laica –que tem seis meses– também têm entrado em contato com a ONG por telefone.
A mãe do tutor de Laica foi quem denunciou a agressão a Apata (Associação de Proteção dos Animais de Tanabi). O tutor do cão –um rapaz de 18 anos, que vive em Tanabi (477 km de SP), teria usado um pedaço de pau nas agressões porque o animal havia mordido seu celular.

Cachorra Laica, que levou uma paulada e precisou de cirurgia para reconstruir a mandíbula (Foto: Reprodução/ Folha)

OUTROS CASOS
Um cãozinho de quatro meses foi resgatado na semana passada após ser enterrado vivo no quintal da casa de seu tutor, em Novo Horizonte (399 km de São Paulo). Ele ficou cerca de 12 horas debaixo da terra.
Titã –como foi batizado o filhote– apresentou melhora nos últimos dias, mas ainda recebe tratamento, que inclui alimentação a cada duas horas, banhos e vitaminas, continuam.
Apesar da melhora para se alimentar, Titã ainda recebe tratamento para conter uma infecção de pele. Ele deverá ser avaliado ainda por um oftalmologista para avaliar o olho direito, que está machucado.
Fonte: Folha

Você viu?

Ir para o topo