EnglishEspañolPortuguês

Contra testes em animais, ativistas se acorrentam em frente a laboratório para protestar

14 de outubro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Laboratório ouviu reivindicações, mas não pretende atender, diz manifestante (Foto: Marcelo Barbosa dos Santos)
Laboratório ouviu reivindicações, mas não pretende atender, diz manifestante (Foto: Marcelo Barbosa dos Santos)

Defensores dos direitos animais iniciaram protesto neste sábado (12), em São Roque (SP), para reclamar de testes feitos pelo laboratório Royal, localizado na cidade. Os manifestantes acusam a empresa de atos de crueldade em testes de produtos farmacêuticos com cães da raça beagle, e prometem ficar acorrentados em frente ao portão de entrada até terem uma lista de reivindicações atendidas.

A ativista Jane Santos, uma das organizadoras do ato, diz que são dois os principais pedidos: o acesso de representantes do grupo ao laboratório, para confirmar as justificativas de que não há crueldade nos testes, e um laudo que confirme as declarações da médica sobre a ausência de riscos de doença para os cães que participam dos testes.

“Nós conversamos com eles e fomos atendidos, tivemos um diálogo, mas eles disseram que não pretendem atender nenhuma das reivindicações, por isso continuaremos aqui, sem prazo para ir embora”, explicou Jane. Além dos manifestantes que estão no local, o protesto ganhou apoio em redes sociais na internet. É a segunda manifestação realizada pelo grupo em menos de um mês.

Os representantes do laboratório não quiseram atender à imprensa. Em seu site, o laboratório Royal não confirma nem nega a exploração de cães e informa apenas que os testes de citotoxicidade que realiza são “interessantes por serem rápidos, envolverem baixo custo e permitirem a avaliação de diversos alvos celulares (…) possibilitando a ampliação do conhecimento sobre os efeitos citotóxicos causados por agentes químicos e a estimativa destes efeitos em humanos”.

A Polícia Militar acompanhou o encontro, realizado pela manhã, e tem feito visitas frequentes ao local para garantir a segurança dos manifestantes. A Polícia Civil informou que o laboratório não registrou nenhuma queixa nem fez boletim de ocorrência para acabar com o protesto.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo