EnglishEspañolPortuguês

Ativistas reforçam denúncia contra exploração de animais em filmes

13 de dezembro de 2013
4 min. de leitura
A-
A+

Por Vinicius Siqueira (da Redação)

A organização Animal Defenders International (ADI) está renovando sua chamada para a proibição do uso de animais em filmes e programas de TV. Apesar de haver companhias como a American Humane Association (AHA) durante o set de produção, animais ainda são abusados por trás das cenas. As informações são do Global Animal.

Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet

ADI considera que mesmo quando é dado o selo “Nenhum animal foi ferido” da AHA, isto não significa toda a verdade. Na realidade, filmes são creditados com este título somente se não há nenhum ferimento intencional aos animais no set, mas não se os incidentes acontecem quando as câmeras estão desligadas.

Um intensa investigação feita pelo Hollywood Reporter revela que há ferimentos causados à animais em diversos filmes monitorados pela AHA, incluindo As Aventuras de PI, O Hobbit: Uma Jornada Inesperada, Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra, Armações do Amor e Resgate Abaixo de Zero.

Por exemplo, durante a produção do filme certificado pela AHA, O Zelador Animal, com Kevin James, há momentos em que Bullhooks, bastões para torturar elefantes, são utilizados para forçar estes animais a executarem truques nas cenas.

A investigação do Hollywood Reporter, divulgado este ano, mostra métodos cruéis e brutais de treinamento, como o uso de bastões e choques elétricos em elefantes pela empresa Have Trunk Will Travel.

O tigre usado em 'As aventuras de Pi' teria quase se afogado  (Foto: Divulgação)
O tigre usado em ‘As aventuras de Pi’ teria quase se afogado (Foto: Divulgação)

Há informações também de filmes monitorados pela AHA, como As Aventuras de Pi, onde animais quase morreram, já outros não deram tanta sorte: em O Hobbit: Uma Jornada Inesperada, 27 animais morreram durante a produção e um Husky foi chutado repetidamente em Resgate Abaixo de Zero.

Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet

Segundo Jan Creamer, da ADI, “animais não escolhem “trabalhar”, eles forçados a isso. A ADI vem revelando o abuso feito a elefantes e outros animais, que são golpeados para realizarem truques que serão utilizados no filme. Está não é uma maneira ideal de proteger animais em cena, então a ADI pede para produtores terem responsabilidade e parem de usar animais”.

Segundo o Hollywood Reporter, Barbara Casey, funcionária da AHA, afirma que animais são feridos e os filmes continuam a receber selos de “nenhuma animal foi ferido”.

Barbara diz que a AHA “frequentemente permite companhias de produção à ditarem como a AHA irá trabalhar no set, permitindo a máxima flexibilidade dos produtores, de maneira que, muitas vezes, se ignora completamente a segurança sobre os tratamentos dos animais”.

A ADI vem negociando políticas mais responsáveis com produtoras de filmes após todas as investigações que denunciam a impossibilidade de se manter animais em sets de filmagem sem que haja maus-tratos.

Maus-tratos

Segundo a investigação, o tigre-de-bengala de As Aventuras de Pi quase morreu afogado. A pessoa da AHA que monitorava as gravações chegou a dizer “eu acho que essa passa, mas não mencione para ninguém, especialmente para o escritório!”. Apesar deste incidente, o longa foi creditado com o selo de “nenhum animal foi ferido”.

Já em O Hobbit: Uma Jornada Inesperada, 27 animais morreram durante o hiato das gravações em uma região de fazendas da Nova Zelândia. Todos eles morreram de desidratação ou fome, entretanto, pelas mortes não terem acontecido durante as gravações, mas no período de recesso, a AHA alega não ter jurisdição para monitorar estes animais. O filme foi creditado como “Todas as cenas significantes com animais foram monitoradas. Nenhum animal foi ferido durantes estas cenas”.

Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet

Como já dito, um cachorro Husky foi agredido continuamente na produção da Disney de 2006, com Paul Walker, Resgate Abaixo de Zero. O filme também recebeu o selo da AHA.

Apesar de um esquilo ter sido esmagado até a morte durante a produção Armações do Amor, com Matthew McConaughey e Sarah Jessica Parker, o filme também foi reconhecido por não vitimar nenhum animal.

Dúzias de peixes e lulas foram mortos em explosões promovidas pelo filme Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra. Segundo as investigações, a produção do filme não se importava com a vida marinha e realizava as explosões indiscriminadamente.

Já em O Zelador Animal, além da investigação sobre maus-tratos a um elefante, uma girafa idosa morreu no set de gravações.

Você viu?

Ir para o topo