EnglishEspañolPortuguês

Projeto de lei que proíbe exploração de animais em rodeios é discutido em São Roque (SP)

12 de agosto de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Na última quarta-feira (07), foi realizada uma audiência pública na Câmara Municipal de São Roque (SP) para discutir o Projeto de Lei 57/2013, de autoria do vereador Guto Issa. O projeto tem como objetivo proibir as provas com animais e manter os eventos com shows e outras atividades para entretenimento.

“O projeto versa sobre a retirada de montarias que causam dor nos animais nas festas de São Roque. Não sou contra nenhum tipo de festa, nem romaria, nem eventos musicais. Defendemos a implantação do Rodeio Alternativo, que conta apenas com shows. Mantém as barracas e shows, assim como fez a cidade de Tietê”, declarou o vereador.

A mesa dos trabalhos foi composta pelo Presidente da Câmara Rodrigo Nunes, pelos Vereadores Guto Issa e Adenilson Correia, pela representante do Conselho Regional de Medicina Veterinária Dra. Fernanda de Figueiredo Beda e pelo Promotor de Justiça do GECAP (Grupo Especial de Combate aos Crimes Ambientais e de Parcelamento Irregular de Solo) Dr. Carlos Henrique Prestes Camargo.

No evento compareceram tanto pessoas que apoiam a iniciativa do projeto como quem não é a favor das idéias expostas por ele e defende as práticas do rodeio. “Nós não concordamos com a crueldade aplicada aos animais antes deles entrarem na arena, como por exemplo, choques elétricos porque o boi no pasto ele não pula. Não é o sedem, aquela faixa de couro que é colocada, ele provoca dores, mas isso não é só. São usadas outras práticas para tornar o animal mais agressivo. Aqui em São Roque a prova do laço, onde muitos bezerros morrem, já foi proibida. É sabido que muitas pessoas vão ao rodeio por causa dos shows mesmo e nem sabem o que acontece”, afirma Luciana Augusta de Abrantes, do Grupo de Ação a Defesa dos Animais.

“Realizamos com sucesso a Audiência Pública, pois não existe democracia sem participação popular”, diz Guto Issa. O Projeto de Lei está tramitando na Câmara Municipal e deverá ser votado em breve.

Fonte: JE

Você viu?

Ir para o topo