EnglishEspañolPortuguês

Gorila morre de ataque cardíaco ao ser movido para zoológico distante

10 de julho de 2016
2 min. de leitura
A-
A+

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

Foto: Rolando Sanchez
Foto: Rolando Sanchez

Bantu, um gorila de planície ocidental de 24 anos, morreu de um ataque cardíaco na quarta-feira ao ser transportado por seus captores do Chapultepec Zoo, na Cidade do México, até outro zoológico a 340 milhas de distância.

Bantu foi movido para ser forçado a acasalar com duas fêmeas no zoológico distante, com o claro obejtivo de reproduzir mais gorilas em cativeiro para serem explorados.

Vinte médicos e especialistas foram envolvidos no processo, que seria obviamente perigoso e extremamente desgastante para o animal.

Bantu teve um súbito ataque cardíaco depois de receber um sedativo. Por 30 minutos, as pessoas tentaram reanimá-lo, mas seu coração não suportou e parou para sempre.

Há sempre um risco quando os animais confinados no zoo são movidos de uma unidade para outra, e transportá-los para fins de reprodução é comum.

Os animais podem morrer no processo de mudança, mesmo quando são tomadas precauções. Em 2008, tratadores no zoológico de Calgary, no Canadá, abriram o container que levava um hipopótamo de 6 anos de idade chamado Hazina e descobriram que ela não podia mais se levantar por causa de problemas circulatórios, por ter passado muito tempo deitada durante a viagem. Um dia depois, ela estava morta.

Transporte de mamíferos marinhos, como golfinhos, pode ser ainda mais complexo e arriscado. Em janeiro, um golfinho de 33 anos de idade morreu logo após ser transferido para SeaWorld Orlando.

As pessoas se voltaram para as mídias sociais para expressar a sua tristeza pelo Bantu, muitos referindo-se Harambe, outro gorila que foi assassinado no início deste ano após tentar proteger uma criança entrou em seu recinto no jardim zoológico de Cincinnati.

Gorilas podem viver até os 50 anos, mas Bantu morreu jovem e passou sua vida inteira sendo explorado em nome do entretenimento.

Nota da Redação: Mais um gorila assassinado em nome da ignorância humana, desta vez ao ser submetido a uma viagem estressante que tinha como objetivo justamente reproduzir mais gorilas para serem confinados e explorados no zoo. Trata-se de um grande ultraje contra os direitos animais, reforçando ainda mais o combate às práticas cruéis de exploração animal no entretenimento. Que Bantu descanse em paz e sua memória seja lembrada na luta contra os zoológicos.

Você viu?

Ir para o topo