EnglishEspañolPortuguês

Grande companhia de viagem é a primeira no mundo a banir passeios com elefantes

10 de junho de 2014
2 min. de leitura
A-
A+

Por Marcela Sini do Prado (da Redação)

Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet

A STA Travel, uma companhia de turismo inglesa, anunciou recentemente que iria encerrar todas as operações de passeios com elefantes no Tiger Temple na Tailândia, no SeaWorld San Diego e no SeaWorld Orlando. Agora, outra companhia turística, a Intrepid Travel, instalada em Melbourne, Austrália, levou as coisas um passo à frente por ser tornar a primeira agência de viagens no mundo a banir todos os passeios com elefantes. As informações são do site One Green Planet.

A companhia decidiu acabar com todos os passeios e visitas a cativeiros com elefantes como forma de entretenimento no começo desse ano, após reconsiderar uma pesquisa de três anos integrada a um estudo do World Society of the Protection of Animals (WSPA).

“Elefantes asiáticos estão altamente em risco, e a demanda turística tem levado a locais onde eles são forçados a fazerem performances contrárias às suas leis naturais. A pesquisa conclui que isso causa dor e sofrimento aos elefantes, e que a indústria do turismo contribuiu para que seu número tenha sido reduzido de forma drástica da natureza,” o WSPA relatou a um comunicado da imprensa.

Felizmente, a Intrepid Travel concordou com os resultados da pesquisa e chegou a algumas conclusões próprias. “Nosso foco está em educar as pessoas, e ensinar às comunidades locais sobre o bem-estar animal e a preservação ambiental. Antes nós incluíamos passeios de elefante e visitas a seus locais como forma de entretenimento, mas agora estamos trabalhando com os locais de reabilitação e santuários. Nós esperamos que com o aumento do patrocínio a esses locais louváveis, outros possam ser encorajados a aumentar seus padrões,” disse Geoff Manchester, cofundador da Intrepdi Travel.

A Intrepid Travel certamente está fazendo sua parte para um mundo melhor para todos, ao mesmo tempo em que administra também uma associação sem fins lucrativos, The Intrepid Foundation, que já doou cerca de 430 mil dólares australianos a projetos de preservação de animais e da vida selvagem, como a Friends of the Asian Elephant na Tailândia e a Animal Care no Egito, desde seu início em 2002.

A companhia de viagens também posicionou-se contra o cativeiro de animais marinhos como forma de entretenimento, de acordo com uma postagem no blog de Manchester, “a Intrepid sempre viu isso de forma errônea, e não inclui visitas a esses tipos de parques marinhos nas viagens da empresa”. É maravilhoso ver uma companhia de viagens de sucesso tomar uma posição tão revigorante e humana para o turismo. Dedos cruzados para que outras companhias sigam seus passos!

 

Você viu?

Ir para o topo